Programação Especial da TVE homenageia Manoel com mais de 30 horas de produção regional

A programação especial de Ano Novo da TVE/MS homenageia o poeta Manoel de Barros, e traz uma retrospectiva dos principais fatos que aconteceram na cena cultural em 2017. A grade da emissora contará com shows de consagrados artistas regionais, apresentações de bandas que se destacaram no meio musical, concertos, coberturas jornalísticas, reprises de acontecimentos marcantes, documentários e especiais inéditos.

As atrações na programação da educativa começam em janeiro (02/01), e terminam em fevereiro (02/02). São cerca de 40 audiovisuais e documentários, que além de celebrar Manoel de Barros, produtores e artistas locais, têm entrevistas com nomes de relevância para a cultura do estado, e também homenagens a outras personalidades que deixaram saudades, como a professora Maria Glória Sá Rosa e o compositor Geraldo Roca.

Uma participação histórica de Geraldo Roca, no extinto programa Roda Viva MS, brinda o expectador com uma entrevista única, na qual o artista destila inteligência e humor cáustico.  No jornalismo, será retransmitida a matéria vencedora do Prêmio “Águas Guariroba” na temática ambiental, já o inédito               “TV-Memória – A história do início do Telejornalismo Regional Brasileiro”, também está na programação especial de ano novo.

Outra atração jornalística, que será transmitida pela emissora, são as entrevistas com Heraldo Pereira, Nelson Araújo, José Luis Datena e Bosco Martins, jornalistas que contam histórias saborosas e hilárias do tempo em que iniciaram juntos na EPTV, de Ribeirão Preto. Eles abordam uma época em que começou o telejornalismo regional, celeiro de bons profissionais que até hoje atuam no Brasil e no exterior.

Segundo o diretor presidente da Fertel, Bosco Martins, “a TVE/MS buscou, com essa programação, refletir o bom momento da produção cultural do estado, que mesmo enfrentando um momento de crise, se superou em criatividade e talento. Faremos um panorama real, um amálgama dessa fusão de coisas ou de pessoas e artistas distintos que formam um todo na nossa cultura, registrando aquilo que aconteceu neste ano em nossa cena cultural”, enfatizou.

O Secretário Estadual de Cultura, Athayde Nery, esclareceu os objetivos da programação de final de ano. “Na data em que se comemoramos o centenário de nascimento do poeta Manoel de Barros, a TVE traz uma faixa especial intitulada Meu quintal é maior que o mundo, com produções especiais cujo olhar recai sobre a universalidade das representações locais, e das obras que nosso artistas e produtores culturais produziram neste ano, um espelho com a cara de MS”, afirmou.

Para o Governador do estado a TV Educativa tem uma função importante na cultura regional: “as emissoras públicas cumprem o seu papel e o compromisso que assumimos de     desenvolver ações de apoio e estímulo à eventos culturais, com uma programação voltada para a cobertura e difusão da cultura em suas diversas manifestações, configurando-se como um grande espaço das artes e da criatividade em Mato Grosso do Sul,” pontuou Reinaldo Azambuja.

Estão programadas mais de 30 horas de produção regional, somadas a 30 horas de programação nacional, em parceria com a TV Cultura, que inclui a grade infantil, com episódios inéditos da Nova Temporada Sésamo. Veja a programação completa, de terça à quinta-feira, das 21h às 22h30, no Canal 4 (TV Aberta), e Canal 15 (da NET), ou pelo Portal da Educativa (portaldaeducativa.com. br):

PROGRAMAÇÃO

TV MEMÓRIA ESPECIAL: A história do início do Telejornalismo Regional

Conheça histórias como a de Heraldo Pereira, primeiro negro a apresentar o Jornal Nacional, e saiba o que enfrentou pra chegar onde está.                         Curiosidade: Nelson Araújo, apresentador do Globo Rural, era professor universitário e entrou na profissão por acaso.                                                                                                        Tem mais: os jornalistas José Luis Datena e Bosco Martins trabalharam juntos em Ribeirão Preto, e teve uma ocasião em que se desentenderam na redação, e quase partiram para a agressão física.

O telespectador vai conhecer ainda histórias de profissionais como: José Roberto Burnier, Rosana Zaidan, Ilze Scamparini, Luciana Bistane, Vitor Cervi, Joâo Garcia, Rubens Volpe, Katia Stevez, Gilson Filho, Mirtes Wiermann, Beto Volpe, entre Outros… E o que esses profissionais tem em comum? O grupo iniciou no telejornalismo da década de 80, e se projetou nas emissoras do GRUPO EPTV/GLOBO. As duas primeiras emissoras do interior de SP, TV Campinas e TV Ribeirão, afiliadas da GLOBO, foram a escola desses profissionais, que ainda hoje se destacam no telejornalismo brasileiro e internacional. Do chumbo quente à era digital, são profissionais que há 37 anos deram vida à notícia local, num tempo em que o jornalismo e a televisão eram mais humanos e solidários.

RODA VIVA: Geraldo Rocca (2004)

Há dois anos de sua partida, a TVE revive o talento e a erudição de um dos compositores mais influentes de Mato Grosso do Sul. O artista deixou uma obra musical que, sendo universal, dá pistas sobre a construção da identidade local. A entrevista gira em torno de temas como Identidade cultural, mito fundacional e pertencimento, pela perspectiva de Geraldo Rocca no programa roda viva, gravado em 2004. Não percam.

DELINHA SINFÔNICA

Delinha é considerada um ícone da resistência cultural de uma época. São seis décadas de uma carreira que se confunde com a história de Mato Grosso do Sul. O lado feminino do “casal onça”, já era famosa num tempo em que os estados de MS e MT eram um só. Delanira Ferreira Gonçalves, a Delinha, até hoje canta e encanta por onde se apresenta, e tudo começou quando ela e Délio formaram uma dupla, em São Paulo. De lá para cá foram dezoito LP´S, dois CD’S e um DVD.

Neste especial, a personalidade única da artista, o timbre contagiante e as letras das músicas conquistam os corações e os ouvidos dos que apreciam seu estilo musical. Vale conferir o show “Delinha Sinfônica”, dirigido pelo maestro Eduardo Martinelli e gravado em 2015, no Palácio Popular da Cultura. Com vocês a rainha do rasqueado, a dama do chamamé: Delinha!!!!

DESCENDO O SARRAFO

Outra programação bem especial “do meu quintal é maior que o mundo”.   O projeto “Descendo o Sarrafo” é desenvolvido pelo Choro Opus Trio, formado por Eduardo Martinelli, Ivan Cruz e Philip Andara, e busca divulgar as criações do maestro aracajuano Amintas José da Costa, o “Sarrafo”.

Com influências de Pixinguinha e Edmundo Villani-Côrtes, o chorinho de Sarrafo era presença constante nos cassinos, nas rádios e nas emissoras. Mas boa parte dos registros musicais do artista foram perdidos, por causa da ação repressiva da ditadura militar.

“SAUDAÇÕES PANTANEIRAS” com Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro

Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro: um encontro musical precioso, materializado no projeto “saudações pantaneiras”. O especial é uma viagem por meio das canções que levam a imaginação para o pantanal, região que serviu de inspiração não apenas para Manoel de Barros, mas também para Geraldo e Marcelo.  Um show de pura emoção que vai reviver clássicos do repertório musical sul-mato-grossense.

CANTO DA TERRA

Um grupo que se formou em 1993, e teve passagem meteórica no cenário da música sul-mato-grossense.  Tudo começou com um evento no clube libanês, em Campo Grande, e dali em diante foram realizados vários shows que celebraram a cultura local e suas influências.  Adivinhou quem é? Estamos falando do grupo Canto da Terra, que em maio deste ano reuniu a formação original do grupo para comemorar os 23 anos da primeira apresentação. Iko Cordeiro, Jorge Carvalho, Ireno Malaquias, Edmilson Branco e Marlon Maciel reviveram dezenove sucessos do grupo, em um show emocionante.

Mesmo após quinze anos separados, a sintonia entre os músicos e o público permaneceu.  Embalada pelas canções que encantaram uma geração saudosista, a TV Educativa exibirá esse espetáculo inédito, em primeira mão, o reencontro do grupo Canto da Terra.  

LOS TRÊS DE CORRIENTES: “O Legítimo Chamamé”

Especial “Los Três de Corrientes”. Neste show será mostrado o berço do chamamé, o melhor desta música que une três países: Brasil, Paraguai e Argentina. Bruno Fabian, Raul Noguera e Pajarito Silvestri, “Los Três de Corrientes”, executam composições que fazem parte do imaginário e da identidade do Conesul.

SANTO CHICO

Santo Chico apresenta o show “As canções que não se ouvem mais’, gravado no Festival de Inverno de Bonito. Um espetáculo regado pelo poético rock tropical, já conhecido e apreciado pelos simpatizantes da banda.

O artista parte do soul, e transita pelo samba e pelo rock. São canções autorais e algumas releituras de grandes clássicos da música nacional. O show traz Begèt de Lucena no vocal, Guilherme Napa, na bateria, Luciano Armstrong, na guitarra, Rafael Taveira no baixo, e a participação especial de Felipe Ceará, na percussão.

A performance visceral da banda agradou em cheio o público do festival, e deve agradar também o telespectador. Com vocês Santo Chico. Bom programa.

CURIMBA

A banda Curimba sacudiu a cena musical de Mato Grosso do Sul, e depois ficou cinco anos longe dos palcos. Em 2016 voltou à ativa, ainda mais afinada. O show “Volta Curimba” foi gravado no Festival de Inverno de Bonito. O sexteto tem como característica uma mescla sonora, que passeia pelo rap, reggae, rock, pop e samba. A alegria é a marca registrada dos meninos, que brilham nos palcos com uma performance contagiante e energia positiva. Com vocês Curimba, diretamente da Praça da Liberdade, em Bonito.

MOMENTO DO PROFESSOR: com Maria da Glória Sá Rosa

Uma entrevista pra lá de especial, em parceria com a produtora Umas e Outras, de Candido Alberto da Fonseca. A conversa revela a inteligência e o gênio da professora, que deixou saudades.

  DOCUMENTÁRIOS MUNICÍPIOS DE MS

CAMPO GRANDE, DOURADOS, MARACAJU, TRÊS LAGOAS, PONTA PORÃ, BONITO, enfim…. um passeio por alguns dos mais importantes municípios de Mato Grosso do Sul, sua cultura, meio ambiente, história e patrimônio edificado e imaterial. O trabalho é o resultado de uma parceria entre a TVE-MS e a Macro Vídeo.  A série Municípios e Cultura MS conta com 10 interprogramas, que ficarão rotativos durante toda a programação da emissora. Ficha técnica-: Argumento: Macro Vídeo, imagens: Osmar Chagas, edição: Camila Costa, roteiro/ produção: Lu Tanno.

O PANTANAL É AQUI

Série composta por 5 documentários  no Pantanal sul- mato-grossense. O foco do trabalho é o homem pantaneiro, que com seus saberes e fazeres se tornou, convivendo com a maior planície inundável do planeta e sua exuberante fauna e flora, um dos grandes protagonistas do cenário local. TODA a  NARRATIVA   DO DOCUMENTÁRIO É GUIADA PELA  POESIA DE MANOEL DE BARROS

Confiram agora  as reprises e programas  que serão exibidos na programação Especial de Ano Novo “ Meu Quintal é Maior que o Mundo”:

FAIXA DAS 21:00 ÀS 22:30H

TODAS AS TERÇAS-Feiras

  • 21:00 – CULT.E ESPECIAL MANOEL DE BARROS – 30’
  • 21:30 – DELINHA SINFÔNICO 50’

TODAS AS   QUARTAS-Feiras

  • 21:00 – MEMÓRIAS DO JORNALISMO REGIONAL 31’ – .
  • 21:30 –  DESCENDO O SARRAFO – SHOW COM O TRIO OPUS  – 60’

TODAS AS  QUINTAS-Feiras

  • SHOW GERALDO ESPÍNDOLA E MARCELO LOUREIRO – 1’30”

TODAS AS  SEXTAS-Feiras

  • 21:00 – SHOW CANTO DA TERRA – 1’30”

QUARTA-FEIRA (data a ser confirmada)

  • 21:00 – AUDITÓRIO –  MOMENTO DO PROFESSOR –  MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA
  • 21:30 – SHOW CURIMBA –  60’

TODAS AS SEGUNDAS

  • 21:00 – RODA VIVA – GERALDO ROCA – 55’
  • 21:30 – LOS TRES DE CORRIENTES – 47’

INTERPROGRAMAS

  • O PANTANAL É AQUI – VBC/TVE –
  • CINCO MIL ANOS DE HISTÓRIA – 38’30”
  • ALMA PANTANEIRA – 36’
  • O MUNDO DAS ÁGUAS – 38’18”
  • O PANTANEIRO – 36’14”
  • O PANTANEIRO 2 – 37’15”

INTERPROGRAMAS

  • EXPOSIÇÃO MARCO – 1’55”
  • EXPOSIÇÃO HOMENAGEM A MANOEL DE BARROS ESPAÇO CULTURAL TVE –
  • SÉRIE “MELHORES PROGRAMAS”  MÊS DE JANEIRO 2017

PROGRAMA  SPOILER –  06 DE JANEIRO DE 2018 – BANDAS DOURADOS:

  • DAGATA E OS ALUÍZIOS
  • BRO’S MC
  • CUEIO TORRES
  • GIANI TORRES

13 DE JANEIRO DE 2018 – INTERPRETAÇÃO EM INGLÊS

  • JANE JANE
  • WHISKY DE SEGUNDA
  • SHADOWS LEGACY
  • LYNKS

20 DE JANEIRO DE 2018 – VOCAL FEMININO

  • LILIAN MAIRA
  • SOFIA BASSO
  • MARINA PERALTA
  • LOUVA DUB – RELEASE

27 DE JANEIRO DE 2018 – CONSCIÊNCIA NEGRA

  • ANDERSON BLACK
  • KALU
  • ZÉ PRETIM
  • SANDRA MENEZES

PROGRAMA CULT/TVE “MELHORES PROGRAMAS” –  JANEIRO

  • DIA 06 DE JANEIRO: REPRISE PRODUTORES DE AGUA- BACIA DO GUARIROBA – PROGRAMA QUE RECEBEU PREMIO DA ÁGUAS
  • DIA 13 DE JANEIRO: ESPECIAL MANOEL DE BARROS
  • DIA 27 DE JANEIRO: REPRISE DO 13 PROGRAMA- EXIBIDO NO DIA 14 DE OUTUBRO: MATÉRIAS ANTIGUIDADES, FOTOGRAFO MARCO ANTONIO LEMOS, ADÃO- ANIVERSARIO DE CAMPO GRANDE.
  • DIA 03 DE FEVEREIRO: REPRISE DO 1º PROGRAMA- EXIBIDO DIA 15 DE JULHO – PROGRAMA TEM RODRIGO TEIXEIRA E GRUPO ACABA

 

 A TVE EM PARCERIA  COM  A TV CULTURA  MOSTRARÁ   EPISÓDIOS  INÉDITOS  DA NOVA TEMPORADA  “SÉSAMO”   

 Para aquecer a nova temporada da programação especial da TVE/TV Cultura,  em clima de  ano novo, serão   lançados seis episódios inéditos da série Sésamo. Os novos episódios serão exibidos ainda neste ano.

Gravados em novos estúdios da TV Cultura, os programas contam com a participação de personalidades como Palmirinha, Chico César, Gaby Amarantos, Gregório Duvivier, Fernando Fernandes, Emicida, Céu, Negra Li, Jair de Oliveira, Tânia Kalil, Bela Gil, Maria Fernanda Cândido e MV Bill. Novos personagens também integram o elenco da Sésamo, como o comilão monstro azul, Come Come.

Com a finalidade de promover conceitos de cidadania, a escolha dos convidados teve como base, de acordo com a produção do programa, a reafirmação da importância da diversidade como um valor de inclusão, pois diferenças físicas, étnicas, etárias e de gênero são consideradas fundamentais para a identidade do espectador, bem como para a formação cidadã das crianças.

Além desses temas, a série trabalha também o desenvolvimento pessoal, com ênfase nas habilidades que melhoram o bem-estar emocional e físico das crianças, a sustentabilidade ambiental, a  valorização das brincadeiras e múltiplas linguagens como formas de relacionamento com o mundo, e a alfabetização digital, com as ferramentas e competências essenciais para as crianças do século 21.

Os episódios da pré-estreia Sésamo serão exibidos na TVE/TV Cultura, no período de 19 a 24 de dezembro, às 20h30 . No dia de Natal (25/12) a TVE exibirá a Maratona Sésamo, uma coletânea de todos os programas, a partir das 14h.

Portal da Educativa
Foto: Roberto Higa