Governo do Estado vai premiar militantes travestis e transexuais por ativismo LGBT

Comemorando o dia Nacional da Visibilidade Trans, o Governo do Estado vai entregar no dia 29 de janeiro, às 18h, o prêmio “Direitos Humanos e Cidadania” para pessoas travestis e transexuais que se destacaram pela militância na causa LGBT em Mato Grosso do Sul. A cerimônia de premiação será no Museu da Imagem e do Som, em Campo Grande.

A proposta veio da instituição Mescla-MS (Movimento de Estudo de Sexualidade, Cultura e Liberdade e Ativismo de Mato Grosso do Sul) e o encontro é promovido pelo Governo do Estado através da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT, ligada a Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC).

No dia 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data criada em 2004 pelo Ministério da Saúde após a divulgação da campanha “Travesti e Respeito”, em reconhecimento à dignidade dessa população. “Ainda que seja em silêncio, o ativismo e a militância fazem parte da vida das travestis e transexuais desde a infância.  Estas pessoas estão mais expostas ao preconceito e a melhor maneira de enfrentar a intolerância é dando voz a quem sofre discriminação”, afirmou o subsecretário estadual de Políticas Públicas LGBT, Frank Rossatte.

Serão entregues 25 prêmios a representantes das cidades de Campo Grande, Corumbá, Nova Alvorada do Sul, Aquidauana, Anastácio, Coxim, Dourados, Três lagoas e Ladário. Entre os homenageados estão artistas, ativistas, funcionários públicos, policiais, empresários, lideranças, misses, professores e líderes partidários.

O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro de Campo Grande.

 

Confira a lista das homenageadas:

Amanda Anderson

Barbara Bismarck

Brandon Borislav

Bruna Scarpa

Carla Catelan

Claudia Assunpção

Cris Stefanny

Daiane Vasconcelos

Eloisa Freitas

Erika Sheneyder

Hellen Kadory

Jaquellyne Pazolini

Karina Bombom

Lahuanny Oliveira

Maisa Martinez

Mikaella Lima

Nivaldo De Campos Finelon

Nosly Mel

Paulinha Martinelly

Scarlat Ohara

Sil Albuquerque

Suzzy Washington

Tatyane Star

Val Perez

Vicktoria Lorrayne