Subsecretaria LGBT lança Censo durante Encontro de Lideranças e Gestores

Campo Grande (MS) – Para traçar um diagnóstico mais preciso da situação população LGBT, a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, do Governo do Estado, vai lançar na noite desta sexta-feira (4), em conjunto com vários parceiros, o primeiro censo em Mato Grosso do Sul. O lançamento vai ocorrer durante abertura do Encontro de Lideranças e Gestores LGBT, no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de MS.

Para o subsecretário estadual de políticas públicas LGBT, Frank Rossatte, o censo vai produzir informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas para esta população. “São informações que irão nos ajudar, por exemplo, na tomada de decisões nas ações de políticas públicas estaduais e municipais, investimentos, além de realizar um diagnóstico mais preciso da situação da população LGBT em nosso estado”, afirmou Frank.

A Plataforma do Censo LGBT já está no site da Secretaria de Cultura e Cidadania, no endereço: http://www.secc.ms.gov.br. Além de traçar o perfil socioeconômico, a pesquisa coleta informações como a identidade de gênero e orientação sexual do participante e até perguntas para levantar índices de discriminação e violência sofrida.

Encontro de Lideranças e Gestores LGBT

Reunindo lideranças e gestores LGBT de todo o Mato Grosso do Sul, o Encontro acontece nos dias 4 e 5 de maio, sendo no primeiro dia no auditório da FETEMS e no outro, na Faculdade Facsul. A ideia é capacitar os participantes através de debates, palestras, oficinas e grupos de trabalhos, além de discutir o Plano Estadual LGBT.

Haverá também a participação da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude (SUBJUV) com a palestra “Políticas públicas para a juventude LGBT”.

O auditório da FETEMS, fica na rua 26 de Agosto, 2296, já a Facsul fica na Avenida Afonso Pena, 275, todos no Centro de Campo Grande.

Acompanhe a programação:

Dia 04/05 Sexta-Feira – AUDITORIO FETEMS- RUA 26 DE AGOSTO, 2296 – CENTRO

12:00 Hrs – Recepção Participantes

12:00 Hrs as 18:00 Hrs – Entrega Material e Recebimento tickets viagem

18:00 Hrs as 19:00 Hrs– Credenciamento

19:00 Hrs

• Apresentação Cultural
  • Mesa ABERTURA- AUTORIDADES

20:00 Hrs

• Lançamento Censo Lgbt MS 2018 – Material Gráfico E Plataforma Digital, Apresentação resultado gestão.

(Frank Rossatte- Subsecretario De Estado Politicas Publicas LGBT Mato Grosso Do Sul)

Dia 05/05 Sábado – FACULDADE FACSUL – Av. Afonso Pena, 275 – Amambai

08:30 Hrs as 10:00 Hrs GRUPO TRABALHOS

Políticas Públicas Para Jovens LGBT-

• Coordenação – (Diego Mariano- Subsecretaria de Estado Juventude)
  • Relatores – (Marco Aurélio, Nicolly Sousa, Bianca Araújo- SUBLGBT)

Políticas Públicas Para idosos LGBT

• Coordenação – Rosangela Calado (Conselho Municipal Idoso – Campo Grande)
  • Relatores – (Iracema Vasconcelos, Neusa Araújo, Eloisa Bittencourt- CENTRHO)

10:00 Hrs as 12:00 Hrs – GRUPOS POR SEGMENTOS

Segmento Homens Gays e Bissexuais

• Coordenação: Diego Rodrigues – Rede Apolo
  • Apoio: Marco Aurélio, Ronaldo Rocha

Segmento Mulheres Lésbicas e Bissexuais

• Coordenação: Marcia Zen (Mescla-MS)
  • Apoio: Eloisa Bittencourt, Bianca Araújo

Segmento Mulheres Travestis e Transexuais

• Coordenação: Cris Stefanny (ATMS)
  • Apoio: Nicolly Sousa, Jaqueline Cardoso)

Segmento Homens Transexuais

Coordenação: Neusa Araújo

• Apoio: Iracema Vasconcelos, Maria Victoria

14:00 Hrs- Plano Estadual LGBT

Grupo 1

• Discussão do Eixo I – Politicas Transversais, Participação Social e Sistema Nacional LGBT;

Mediadoras- Conselheiras LGBT (Neusa Araújo-SECC)

Relatoria: Nicolly Sousa

Grupo 2

• Discussão do Eixo II –Educação, Cultura e Comunicação/Mídia em Direitos Humanos

Mediadoras Conselheiras LGBT (Jamile Weiss- bem mulher)

Relatoria: Bianca Araújo

Grupo 3

• Discussão do Eixo III- Segurança Pública e Justiça
  • Discussão do Eixo IV- Marcos Jurídicos e Legais para o Enfrentamento da violência.

Mediadoras Conselheiros LGBT ( Isabely Luz – Sejusp)

Relatoria: Iracema Vasconcelos

16:00 Hrs- Plenária Final

Coordenação MESA