Subsecretaria de Juventude adere ao programa Inova Jovem

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), assinou nesta terça-feira (26), o Termo de Pactuação ao projeto Inova Jovem, desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude.

O Inova Jovem é uma ação destinada a jovens empreendedores com idade entre 18 e 29 anos, prioritariamente negros e residentes em regiões de alta vulnerabilidade social e econômica e tem por objetivo capacitar este jovens, fomentando o empreendedorismo nestas comunidades, o que elevará a renda desses locais, possibilitando a autonomia financeira destes jovens e proporcionando alternativas ao desemprego, sensivelmente mais alto entre a juventude, o que contribuirá para a redução das vulnerabilidades destas localidades.

Lançado em 2017, o Inova Jovem integra o Programa Brasil Mais Jovem e inicialmente foi ofertado a municípios de alta vulnerabilidade selecionados pela SNJ com base no Índice de Vulnerabilidade Juvenil.

No dia 25 de junho os estados foram informados da possibilidade de adesão ao projeto, o que prontamente foi feito pelo Subsecretário de Juventude de MS, Thiago Freitas, que pontuou a importância de ferramentas como estas para a superação das desigualdades: “Desde o início nosso governo tem buscado a diminuição das desigualdades sociais e econômicas em MS, usando para isso todas as ferramentas possíveis. Fico feliz em aderir ao Inova Jovem e proporcionar a dezenas de jovens sul-mato-grossense oportunidades de melhorias em suas vidas”.

Nos dias 12 e 13 de julho representantes da SUBJUV/MS participação de uma capacitação em Brasília para obterem os detalhes da operacionalização do projeto e assim darem início imediato à seleção dos jovens aptos a participarem da ação.