SECC e CEDM/MS realizam 1ª Formação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Campo Grande (MS) – Nos dias 28 e 29 de junho, aconteceu a “1ª Formação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher”, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Uma realização da Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC) por intermédio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul (CEDM/MS).

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul – CEDM/MS é um órgão Colegiado de caráter deliberativo, vinculado à estrutura organizacional da SECC, e tem por finalidade propor e fiscalizar, em âmbito estadual, políticas para a mulher, assegurando-lhe o exercício pleno de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ângela Epifânio, conta que o Conselho, tem 38 anos de criação e representa a luta histórica das mulheres para assegurar o exercício pleno de participação nos processos de formulação, decisão e implementação das políticas públicas. “Nós mulheres somos a linha de frente nos processos ofensivos instalados na sociedade marcados por relações de dominação e exploração, e promover a formação das conselheiras para o exercício de seu mandato é investir nas politicas públicas e no enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou.

“É importe destacarmos a importância da cidadania aqui realizada nesta primeira Formação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. Agradecemos ao secretário Athayde Nery e toda equipe que apoia o fortalecimento de políticas públicas para as Mulheres”, acrescentou Márcia Ledesma, vice presidente do CEDM.

Para o secretário de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, capacitar o conselho é fazer política pública de Estado. “Para enfrentar o preconceito, machismo e intolerância que tem se mostrado acentuada no Brasil, só mesmo se organizando, e sem dúvida nenhuma que ter conselheiras cada vez mais qualificadas, possibilita mais condições de enfrentar os desafios diários de ser mulher”, opinou Athayde.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul – CEDM/MS Instituído pelo Decreto-Lei nº 11, de 1º de janeiro de 1979, na redação dada pela Lei º 702, de 12 de março de 1987 e reorganizado pelo Decreto 13.373, de 14 de fevereiro de 2012.