12º FASP exibe filme sobre a cantora chilena Violeta Parra

Categoria: Geral | Publicado: sábado, agosto 22, 2015 as 16:20 | Voltar

Por Gisele Colombo

O 12º Festival América do Sul Pantanal exibiu na tarde de hoje (22), no SESC – Corumbá, o filme “Violeta foi para o Céu”, de Andrés Wood, que conta a história de Violeta Parra, cantora, compositora, poeta, artesã, artista plástica e folclorista chilena. A autora de Gracias a la Vida se suicidou, aos 49 anos, em sua casa em Santiago do Chile um ano após compor o hino que se eternizou e transcendeu o Chile, a América Latina  e alcançou todo o mundo. Apesar da morte precoce, Violeta Parra deixou uma enorme contribuição à arte e à cultura chilenas e latino-americana.

 Para criar seus recitais, Violeta Parra recolheu histórias e canções de várias localidades chilenas. Pode-se dizer que sua obra está dividida em dois momentos: a primeira desde 1954 que se dedica à recopilação do folclore, criando canções como La jardinera; La Juana Rosa; Me voy, me voy; Parabienes al revés. A segunda se dá a partir de sua segunda viagem a Paris. A partir de 1962 passa a aperfeiçoar sua poesia, seu canto até chegar à sua obra principal: As últimas canções de Violeta Parra.

 A cantora começou fazendo um amplo trabalho de pesquisa e, com essa experiência adquirida, compôs suas primeiras canções. Parte de sua criação é dirigida para a luta social. Toda sua vida é um peregrinar constante, em meio a uma incompreensão oficial de todo o seu trabalho.

 O ideal da integração latino-americana e a luta contra o imperialismo esteve presente em toda a sua obra. Suas canções mostravam as semelhanças dos processos históricos dos países da América Latina e, por conseguinte, as semelhanças dos seus processos de lutas populares, sempre exaltando o antiimperialismo e a vida, o trabalho e a luta dos camponeses pobres, povos indígenas e estudantes.

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.