Gestores de cultura participam de Seminário Regional de Estruturação dos Sistemas Municipais

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 26, 2015 as 16:30 | Voltar

Gestores de cultura de 14 municípios do Estado se reuniram hoje em Dourados para mais uma etapa do 1º Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (PROSIMC), realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), com o intuito de debater e impulsionar a estruturação da política para a cultura em Mato Grosso do Sul.

O secretário da Sectei, Athayde Nery, fez a abertura do dia de trabalho lembrando que “esse é o primeiro passo para a consolidar a inclusão institucional da cultura”. Para ele, essa é a hora de se deixar de ver a cultura como um mero acessório e para isso é necessário que cada um dos municípios se aproprie da cultura da sua região, do seu estado. “Nossa proposta é construir uma política pública de Estado para o setor. Muito diferente da política de governo existente até aqui.”

O projeto será desenvolvido em duas etapas entre  2015 e 2016. A primeira, que está sendo realizada agora, quer fomentar a criação e implementação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura.

O secretário de cultura de Dourados, Carlos Fábio dos Santos, ressaltou a importância desse tipo de ação feita pela Sectei a fim de esclarecer e impulsionar esse processo. O representante de Rio Brilhante, Márcio Lousi, afirmou que o trabalho atual é de vencer a resistência existente para em 2016 se alcançar  o  tão almejado Plano Municipal de Cultura.

Para Athayde é preciso que toda a sociedade veja a cultura também como um instrumento de enfrentamento a violência. “Temos que convencer o empresariado a investir, criar parcerias, possibilitar que o artista consiga viver da arte dele. Precisamos construir um novo caminho, um novo processo”.

IMG_4496

Estiveram presentes gestores e representantes de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Caarapã, Maracajú, Nova Alvorada, Ponta Porã,Rio Brilhante e Vicentina , a superintendente de Economia Criativa da Sectei, Cláudia Medeiros, o assessor de projetos da Superintendência de Economia Criativa, Baldinir Bezerra e o chefe da Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Vitor Maia.

O Iº Ciclo dos Seminários Regionais do Projeto de Apoio e Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura – PROSIMC, continua na semana que vem em outras microrregiões do Estado. Confira o calendário abaixo:

30/06- Microrregião de Nova Andradina. Sede – Nova Andradina

01/07 – Microrregião de Três Lagoas. Sede – Três Lagoas

02/07 – Microrregião de Iguatemi. Sede – Naviraí

03/07 – Microrregião de Paranaíba e Cassilândia. Sede – Cassilândia

07/07 – Microrregião de Alto Taquari. Sede – São Gabriel do Oeste

13/07 – Microrregião de Campo Grande. Sede – Campo Grande

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.