Alunos participam de Show da Física na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, outubro 22, 2015 as 07:24 | Voltar

Uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul é o Show da Física, coordenado pelo professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Além-Mar Gonçalves. Na palestra “A luz que vemos...a luz que não vemos”, o pesquisador apresenta a alunos e público em geral aspectos curiosos sobre o arco-íris e a luz solar, como o infravermelho está presente na natureza por meio dos sensores de animais que detectam calor, e a visão de insetos e pássaros que detecta ultravioleta.

A ideia é proporcionar uma palestra com aspecto lúdico a respeito da luz. “Como estamos no ano internacional da luz, o objetivo é mostrar a luz que vemos e a que não é visível, mas que existe e como usufruir dela”, afirmou Gonçalves.

A professora de ciências, Jaqueline Figueiredo, da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, destacou que seus alunos gostam de ciências e preferem atividades práticas. “Eu vejo que aqui as crianças têm oportunidade de ver experiências, o que acrescenta no conhecimento e pode motivá-los”.

Para Tamires Carolina, do sétimo ano, a palestra trouxe informações interessantes sobre a luz. “Eu conhecia de ouvir falar, mas do jeito que o professor explicou não”, afirmou sobre a prática do ultravioleta apresentada.

O professor e pesquisador participa de grupo de pesquisa que desenvolve diversos estudos na universidade na área de nanomateriais. Entre as pesquisas em andamento estão a aplicação para processo fotovoltaico, potencialização de medicamentos para leishmaniose e uso na degradação de poluentes, entre outros.

O evento

A programação da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul conta com palestras, minicursos, exposições e estandes das instituições parceiras do evento, dentre elas, a Fundect.

O evento segue até a próxima sexta-feira (23), no prédio da Sectei, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, em Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3316-9165/9164 ou pelo e-mail snctms@sectei.ms.gov.br.

Texto e fotos: Bianca Iglesias Motta | Fundect