Ampliando horizontes, Sidrolândia aprova Sistema Municipal de Cultura

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, janeiro 14, 2016 as 14:15 | Voltar

Inserido no Sistema Nacional de Cultura desde 2014, o município de Sidrolândia aprovou no mês passado o Sistema Municipal de Cultura (SMC), modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governos, estados e municípios.

Com o sistema aprovado os projetos da cidade passam a se descentralizar e poderão ter continuidade, mesmo com a alternância de governos, promovendo assim o desenvolvimento humano, social e econômico.

Para o presidente da Fundação de Cultura de Sidrolândia, Adilson Brito, a ação é um grande avanço para a cidade.
“Estamos contentes em dar um passo a mais, isso nos trará mais possibilidades de crescimento com o apoio da prefeitura que tivemos. Não tínhamos muito foco na cultura como um todo, nosso trabalho é voltado para projetos sócio culturais onde tiramos crianças e jovens das ruas através da arte. Agora isso vai se multiplicar em novas ideias e ainda vamos colher o fruto nas próximas gestões, o que é mais importante”, afirmou Adilson.

Sidrolândia também foi um dos 30 municípios que participou do Curso de Gestão Cultural na Universidade de Brasília (UNB), promovido pelo MinC. Em janeiro de 2014 foi inserido no Sistema Nacional de Cultura. Os esforços da Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura de Sidrolândia foram reconhecidos em carta parabenizando a cidade enviada pelo Coordenador Geral de Institucionalização do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Pedro Ortale.

O assessor de projetos da Superintendência de Economia Criativa da Sectei, Baldinir Bezerra, conta que a participação de Sidrolândia nos Ciclos de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (PROSIMC), promovidos por sua equipe foram fundamentais para os novos avanços conquistados.

“O PROSIMC foi a campo justamente para levantar essa questão onde na maioria dos municípios as providências para se efetivar o Sistema Municipal estavam pendentes. Então promovemos a capacitação dos gestores culturais em todo o Estado. Podemos dizer que Sidrolândia sem dúvida alguma está bastante adiantado neste processo”, alega Baldinir.

“Os encontros e seminários que a Fundação de Cultura e a Sectei promoveram despertou em nós um leque de oportunidades que estavam a nossa frente, mas que se tratando do interior ficava difícil de compreender e estipular prioridades, também devemos isso a equipe de Economia Criativa e outros gestores da fundação”, completou o presidente.

Como funciona o SMC
O Sistema Municipal de Cultura faz parte do Sistema Nacional de Cultura ( SNC ), modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura para estimular e integrar as políticas públicas culturais.

O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.
Funciona da seguinte forma: estados e municípios assinam o termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a partir daí se comprometem a implantar no município ou estado a estrutura cultural exigida pelo Ministério. Em contrapartida, o MinC oferece todo o apoio para o desenvolvimento de políticas culturais.

O mínimo que o município deve implantar é:
Uma secretaria de cultura,
Um conselho de política cultural,
Uma conferência periódica de cultura,
Um plano de cultura e
Um sistema de financiamento (fundos de cultura).

Com essa estrutura, o cidadão tem espaço de participação, porque o sistema age por meio dos conselhos e das conferências, que contam com a participação da sociedade e comunidade artística para a formulação, acompanhamento e aplicação das políticas de cultura.