Athayde e governador assinam convênio que apoia Festival da Canção de São Gabriel

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 20, 2015 as 18:10 | Voltar

(Campo Grande-MS) Na tarde desta segunda-feira (20) o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, assinaram juntos um convênio que visa destinar recursos públicos orçamentários da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS) para apoiar o 8º Festival da Canção de São Gabriel do Oeste, que acontece durante a 22ª edição da Festa Porco no Rolete.

O convênio repassará Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste (COOASGO), realizadora do evento, o valor de 55 mil reais. A Fundação de Cultura de São Gabriel do Oste (Fungab) ficará responsável por apresentar a prestação de contas do dinheiro.
Segundo o governador, as parcerias só estão sendo firmadas em tempos de crise, porque todo mês a Assembleia Legislativa tem devolvido aos cofres do Estado o valor de 2 milhões de reais.

“Existe uma parceria com a assembleia, nós só estamos conseguindo realizar estas ações porque a Assembleia está devolvendo pela primeira vez na história o valor de 2 milhões de reais aos cofres do Estado. Isso é bom, pois em tempos de crise podemos firmar estas parcerias e realizar estas festas, manter os festivais e queremos criar também outras atividades, fortalecer outras regiões, nossas belezas e preservar nossa cultura”, afirmou Reinaldo.

Líder do governo na Assembleia, o deputado Rinaldo Modesto elogiou a ação do Governo e da Secretaria de Cultura, Turismo e Inovação (Sectei) que tem desenvolvido métodos de conservação aos eventos já famosos no Estado.

“Gostaria de parabenizar o governador e o secretário Athayde que em tempos difíceis tem feito malabarismo para não deixar de realizar os festivais e grandes festas do MS, sem perder o espírito de cooperativismo, dando as mãos e superando as dificuldades”, disse Rinaldo.

Contente com o convênio, o prefeito Adão Rolim destacou que a ação não só vai beneficiar o município, mas também o restante do Mato Grosso do Sul.

“Temos muito que nos orgulhar, nosso município produz muito e representa altíssimos números de elevação, porém temos também nossas carências e afirmar estas parcerias só vão agregar valor a nossa identidade, da cidade e de todo o MS”, alegou o prefeito.
8º Festival da Canção de São Gabriel do Oeste

A 8º edição do Festival da Canção de São Gabriel do Oeste é uma iniciativa que vem para agregar valor artístico e cultural durante os três dias do maior evento gastronômico da região: A Festa do Leitão no Rolete.
Participam também concorrentes do Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Bahia.
As músicas serão analisadas por uma comissão julgadora composta por cinco membros da FCMS e três representantes do município.
Porco no Rolete

De 31 de julho a 2 de agosto, a cidade de São Gabriel do Oeste será palco de uma das maiores festas gastronômicas do Estado, a festa Leitão no Rolete.
A festa movimenta todo o comércio e rede turística da região e foi criada com a finalidade de difundir a suinocultura para o mercado consumidor. Na última edição a festa serviu 240 leitões e mil quilos de linguiça.

Convenio SGDO-4227 Convenio SGDO-4243 Convenio SGDO-4258