Athayde participa de 1º Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 14, 2016 as 21:36 | Voltar

Nesta quarta-feira (14) o secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação (Sectei), Athayde Nery, participou do 1º Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de Mato Grosso do Sul, que acontece nas dependências da Pousada Paraíso, na localidade das Sete Quedas, em Rio Verde, com recursos do FIC - Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. O encontro vai até o dia 16 de dezembro.

Serão realizados seminários com palestras, debates, performances artístico-culturais e reconstituições de trajetos, terrestres e fluviais, em que se discute, estuda, resgata e projeta-se o folclore da região através da temática da Rota das Monções em MS.

Embalado pelas músicas, poesias, danças, causos e performances teatrais de cunho folclórico da Trupe Monçoeira, nome dado ao grupo de artistas que acompanham o evento, o eveto traz a história e a cultura de Mato Grosso do Sul através de seu conjunto de manifestações típicas, materiais, simbólicas e folguedos populares diversos, dentro de uma grande celebração cultural festiva, ainda muito presente no cotidiano de comunidades rurais e ribeirinhas em meio às águas pantaneiras da região.

Pretende-se, com esta proposta, realizar um dia de atividades teóricas (debates, palestras e estudos) e dois de práticas (incursões fluvial e terrestre) sob forma de seminário, sempre com performances temáticas da Trupe Monçoeira, visando o resgate e a projeção da identidade cultural da região através do folclore regional, também fomentando atividades de emprego e renda para comunidades ribeirinhas com o advento do turismo cultural de base comunitária.

Segundo o proponente e executor do projeto, o turismólogo Ariel Albrecht, “ ...é graças à política para a cultura do Governo do Estado, através do próprio FIC e também da SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, que a valorização da identidade cultural do povo sul-mato-grossense pode ser reavivada e valorizada, proporcionando meios de sustento para artistas e produtores culturais, gerando emprego e renda para comunidades e divisas para os municípios”.

O evento acontece em duas unidades de conservação (áreas de preservação ambiental), a APA Sete Quedas do Rio Verde e a APA rio-cênico Rotas Monçoeiras (Rio Coxim) e suas respectivas comunidades ribeirinhas no entorno.

Com assessoria

img-20161214-wa0031