Athayde ressalta a importância da cultura na valorização das identidades regionais

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 27, 2017 as 08:12 | Voltar

Em entrevista ao programa Na Cadeira do DJ, o Secretário de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, falou sobre vários temas ligados à sua pasta e enfatizou a preocupação do Governo Estadual em estabelecer uma política cultural nos municípios. Ele explicou que cada cidade de Mato Grosso do Sul “tem uma simbologia própria, à exemplo dos heróis, colonizadores, expressões rupestres, arqueológicas e outras manifestações históricas”.

Foram sorteados livros do Secretário durante o programa.

Outra questão defendida pelo Secretário foi a necessidade de atrelar a cultura ao conhecimento oferecido nas escolas. Para Athayde o projeto educacional deve considerar a tríade: “acesso, formação e informação”. O gestor citou a experiência pessoal , quando ainda era estudante do ensino médio, em uma escola pública da Capital: “tive contato com o teatro, a música e as artes de um modo geral”.

Desse primeiro contato com a cultura Athayde acabou escolhendo a literatura, em particular a poesia. Escreveu três livros, o último deles se chama: “Estrelas Líquidas – Se as calçadas não conversam mais a culpa é dos nossos muros”. Quatro exemplares da obra, inclusive, foram sorteados no programa de hoje da 104 FM.

O Diretor Presidente da Fertel, Bosco Martins, participou da entrevista e ampliou os debates, conduzidos por Celito e Gilson Espíndola, contando um pouco da sua experiência como jornalista e apoiador de ações culturais. Também estava presente no estúdio da educativa o cineasta Cândido Alberto da Fonseca.

Ao final da sua fala no programa Na Cadeira do DJ, Athayde Nery recitou uma poesia de sua autoria e confidenciou a amizade que tinha com Manoel de Barros. O Secretário anunciou para breve a inauguração de uma estátua em homenagem ao reverenciado poeta na avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio.

Confira mais fotos da participação do secretário clicando aqui.

Texto: Júlia Torrecilha
Fotos: Pedro Amaral

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.