Chef ensina o segredo do hambúrguer

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 21, 2015 as 18:19 | Voltar

Jimmy MacManis, especialista em “ogrostronomia”, abre o Festival Gastronômico Sabores das Américas

 

Por Débora Bordin

 

Conhecido por gostar da culinária simples e saborosa, o chef Ogro Jimmy MacManis fez a abertura das oficinas do Festival Gastronômico Sabores das Américas (Fegasa) ensinando truques de como preparar um bom hambúrguer. Este ano o tema do evento é “Eu Como Cultura e Compartilho Conhecimento”. O Fegasa acontece de 21 a 23 de agosto no Sindicato Rural de Corumbá e está inserido na programação do Festival América do Sul Pantanal (FASP). Em sua quarta edição, o festival irá realizar cerca de mil atendimentos nas 15 oficinas, com mais de 60 vagas em cada uma delas.

 

IMG_1805

Segundo Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, a contribuição do Fegasa é dar expressão e valorizar a culinária regional. “Queremos valorizar a nossa gastronomia, que é tão importante para o desenvolvimento turístico da nossa região. Além disso, queremos dar oportunidade de aprimoramento e de troca de experiências aos chefs convidados e a toda população interessada. Nosso intuito é atender desde a tiazinha que vende saltenha na praça, até o chef do restaurante requintado”, afirma a direta-presidente.

 

Para o chef carioca, Jimmy McManis, iniciativas como o Fegasa são necessárias para divulgar a história dos povos por meio da culinária. “O Brasil existe por causa de comida, pois os portugueses estavam em busca de especiarias quando se perderam e vieram parar aqui. E Mato Grosso do Sul possui uma diversidade incrível de ingredientes que, inclusive, vou usar na minha próxima oficina neste sábado”, avisa Jimmy.

IMG_1822

 

A troca de experiências com chefs premiados foi a maior contribuição, segundo o chef de raízes corumbaenses, Edu Rejala. “É gratificante poder aprender com chefs como Paulo Machado, Vera Chaves e tantos outros. Tenho certeza que sairei do Fegasa com muito mais bagagem e pronto para aprender cada vez mais”, comemora o chef.

 

As oficinas gastronômicas acontecem até domingo (23) com os chefs Vera Chaves, Marcílio Galeano e Paulo Machado falando sobre cozinha regional; Gustavo Helney com cozinha contemporânea; Edu Rejala com as cozinhas peruana e japonesa; Vanessa Taba com confeitaria; Jimmy McManis com a “ogrostronomia” e ainda o sommelier Ivan Alves com harmonização de queijos e vinhos.

 

 IMG_1797 IMG_1822

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.