Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 21, 2015 as 15:46 | Voltar

Aconteceu hoje (21) pela manhã a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, no teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande (MS). O evento é promovido em todo o território nacional pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como objetivo mobilizar a população, principalmente as crianças e jovens, em torno de temas e atividades que envolvam a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).

O tema dessa edição da Semana é “Luz, Ciência e Vida”, devido a 2015 ser considerado o Ano Internacional da Luz, uma iniciativa mundial que visa destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos.

Participaram da cerimônia de abertura o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) Athayde Nery, o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Marcelo Turine, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sectei, Renato Roscoe, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruk, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, o Padre Ricardo Carlos, reitor da Universidade Católica Dom Bosco, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, dentre outras autoridades.

Durante o evento houve a assinatura do termo de cooperação técnica sobre o projeto Casa do Pantanal, além da entrega de brindes escolares para três alunos sorteados entre as escolas participantes do evento – Escola Estadual Riachuelo, Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, Escola Estadual Demosthenes Martins e Escola Municipal Ione Catarina.

O governador Reinaldo Azambuja falou sobre a importância da realização da Semana, que neste ano alcançou números superiores às edições anteriores – em 2014 foram seis instituições parceiras, 180 projetos inscritos e 14 municípios envolvidos, enquanto que neste ano são 183 instituições parceiras, 1.200 projetos de alunos e 25 municípios participantes. “Isso demonstra a preocupação e consciência coletiva que temos que ter na busca de manter o desenvolvimento econômico e social, mesmo diante da crise econômica pela qual vem passando nosso país. Teremos uma Semana proveitosa para aperfeiçoar a C,T&I, a fim de superarmos as dificuldades”, afirmou.

Para o secretário Athayde Nery, os projetos de pesquisa dos alunos da Semana mostram toda a capacidade e criatividade dos estudantes. Já Marcelo Turine explicou a importância de se iniciar a pesquisa em C,T&I desde cedo na vida dos estudantes. “Esse evento é uma oportunidade para mostrar o potencial dos jovens inovadores de Mato Grosso do Sul e somar forças para continuar avançando”, declarou.

O evento

A programação da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul conta com palestras, minicursos, exposições e estandes das instituições parceiras do evento, dentre elas, a Fundect.

O evento segue até a próxima sexta-feira (23), no prédio da Sectei, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, em Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3316-9165/9164 ou pelo e-mail snctms@sectei.ms.gov.br.

Texto: Alice Feldens Carromeu

Fotos: Edemir Rodrigues

IMG_7869

IMG_7906

IMG_8026

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.