“Desafios e Oportunidades na Gestão de Carreira” é tema de palestra para servidores da Sectei

palestra Evaldo Emiliano - BB-4047

Funcionários das três fundações que envolvem a Sectei receberam uma aula de motivação e coragem no meio profissional e até pessoal
Na manhã desta sexta-feira (3), a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), reuniu servidores da Fundação de Cultura -FCMS, da Fundação de Turismo, Fundtur-MS e Fundação de Ciência e Tecnologia, Fundect-MS, para a palestra “Desafios e Oportunidades na Gestão de Carreira”, ministrada pelo superintendente Estadual do Banco do Brasil, Evaldo Emiliano de Souza.
Sem fugir do tema, a abertura ficou por conta do primeiro grupo de teatro do Brasil formado por deficientes visuais, o grupo teatral Luzes, com um trecho da peça “Cegos de Paixão”.
Agradecendo aos funcionários presentes, o secretário Athayde Nery ressaltou a importância da aproximação das fundações que envolvem a Sectei e do tema da palestra para o crescimento de cada um e até coletivo.
“Queremos cada vez mais criar eventos como esse que nos aproximam, nos motivam e dão oportunidades e formas de crescimento. É muito importante ouvir alguém como o Evaldo, que passou por todas as etapas de produção na sua empresa e espero que todos tirem seu proveito próprio para o trabalho e para vida”, disse Athayde.
Estavam presentes a secretária adjunta da Sectei, Andréa Freire, o presidente da Fundtur, Nelson Cintra, o presidente da Fundect, Marcelo Turine, e os superintendentes da Sectei, Zito Ferrari, de Cultura, Matheus Dauzacker, de Turismo, Renato Roscoe, de Ciência e Tecnologia e Ricardo Maia, do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS).
Do Banco do Brasil, compareceram os gerentes Lucimar Lacerda de Melo, gerente de agências, Nivan Ferreira Borges, gerente Regional de Varejo em Dourados e Cristiano Monteiro, gerente da superintendência de Negócios, Varejo e Governo.
Cristiano contou que foi principalmente para prestigiar o colega de banco e aprender mais com sua história e expressão de motivação.
“O Evaldo está no mesmo banco há 32 anos, começou aos 16 e até agora só tem crescido. Hoje vim apenas para ouvir e aprender mais com ele. É de extrema importância que os servidores públicos sejam sempre motivados a cumprirem seu dever, reconhecendo sua relevância para o Estado”, opinou o gerente.
Entre os inúmeros ensinamentos da palestra, o que mais chamou a atenção do presidente da Fundect-MS, Marcelo Turine, foi o de enfrentar qualquer desafio se conscientizando enquanto grupo, ou coletivo.
“A mensagem do coletivo, da pessoa que enxerga na visão do todo, que enfrenta junto ao grupo os desafios, foi muito importante para aprendermos a pensar em termos de Mato Grosso do Sul, como um Estado unido trabalhando para o desenvolvimento de todos”, pontuou Turine.

A palestra
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Nem Albert Einstein ficou de fora das citações. Se o objetivo era abordar temas relacionados apenas a gestão de carreira, quem soube aproveitar com certeza levou algo bom também para a vida.
Hora Evaldo contava causos que vivenciou, hora fazia citações de pessoas famosas exibindo vídeos e temas de livros que despertavam reflexões sobre o assunto. Como o livro “Preciso saber se estou bem”, de Richard L. Willians.
“Para termos resultados diferentes temos que trilhar caminhos diferentes. Será que você conhece as diretrizes da empresa que você trabalha? Alguma vez já leu o cronograma da Sectei? Ficar parado jamais vai trazer algo inovador. Nunca pare de aprender porque a vida nunca para de ensinar”, alertou aos servidores.
Entusiasmada, a gerente administrativa em finanças da FCMS, Madalena Rodrigues, elogiou a ação da secretaria em realizar a palestra.
“São coisas assim que fazem por merecer a palavra inovação. Saímos daqui hoje mais motivados, recheados de ânimo e bons pensamentos. Essa aproximação tem que acontecer sempre e a Sectei está de parabéns”, exclamou Madalena.