Em capacitação continuada, Economia Criativa da Sectei reúne gestores de municípios do MS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 24, 2016 as 10:19 | Voltar

A equipe de Economia Criativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), reúne de 23 a 25 de agosto, dezenas de gestores municipais de cultura, no Eco Hotel do Lago, em Campo Grande para dar continuidade a capacitação para elaboração do Plano Municipal de Cultura, embasada no Projeto de Apoio e Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (Prosimc). O segundo capítulo se refere à dimensão simbólica e aborda a potencialidade humana de criar símbolos e se expressar nas mais diversas práticas culturais, individuais ou coletivas.

Participam deste encontro gestores de Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Bodoquena, Ribas do Rio Pardo, Coxim, Paranhos, Terenos, Jaraguari, Brasilândia, Chapadão do Sul, Rochedo, Porto Murtinho, Eldorado, Maracajú, Paraísos das Águas, Naviraí, Ladário, Amambaí, Itaquiraí, Nova Andradina, Rio Negro, Figueirão, Miranda, Aral Moreira, Bandeirantes e Alcinópolis.

Para a presidente da Fundação de Cultura de Ladário, Vanessa Rodrigues, os trabalhos de capacitação contribuem para a evolução cultural e administrativa dos municípios. “Participo desde o início deste trabalho e além de nos trazer novas ideias é muito importante pela troca de experiências com outros gestores, onde você percebe que não é só sua cidade que tem problemas. Sem essa ajuda seria mais difícil construir o plano municipal”, defendeu a gestora.
As dimensões da Cultura no âmbito governamental são: a cultura como expressão simbólica, a cultura como direito e cidadania e cultura como economia que gera renda e trabalho.

Além dessas diretrizes, no período da tarde de ontem (23) os participantes tiveram oficina de texto para a construção e elaboração do plano. “Quando a Sectei começou a trabalhar com o interior detectou essa dificuldade na estrutura dos textos e hoje estamos aqui aplicando gênero, linguagem e objetivo ao construir o texto”, contou o professor de português Daniel Amorim.

Foi falado também sobre o Sistema de Informação, Monitoramento e Gestão do Turismo e Cultura no Mato Grosso do Sul (SIMG-SECTEI), um sistema que analisa a viabilidade turística e as atividades potenciais dos atrativos turísticos do Estado. “Demos aos gestores o entendimento deste sistema para que dentro dele possam preencher os dados do inventário cultural ou outros tipos. Passamos também a lista para que sejam cadastrados como pesquisadores e possam inserir os dados sobre suas cidades”, contou o técnico em turismo, Hélio Brun.

O encontro de capacitação vai até esta quinta-feira (25) onde os gestores estão hospedados ali mesmo no hotel, possibilitando a troca de informações e ação conjunta sobre seus planos. Participam da organização as técnicas da Superintendência de Economia Criativa da Sectei/MS, Deise Lima e Luciene Bicudo, sob a direção da superintendente de cultura e de economia criativa Cláudia Medeiros.
(Fotos: Daniel Reino)

2 capacitação continuada prosinc-5570

2 capacitação continuada prosinc-5547

2 capacitação continuada prosinc-5543