Em Naviraí, visita de Athayde consolida ações de políticas públicas para 9 municípios

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 3, 2015 as 17:38 | Voltar

Realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), o 1º Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (PROSIMC), não parou esta semana e ontem (2) foi a vez de Naviraí receber o secretário e municípios vizinhos da região, consolidando um importante passo para a inclusão institucional de políticas públicas para a cultura no Estado.
O encontro aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Naviraí (UEMS) e reuniu gestores culturais e representantes da Cultura e outras áreas de 8 municípios da região, como Deodápolis, Itaquiraí, Mundo Novo, Jateí, Eldorado,Cel Sapucaia, Aral Moreira e Naviraí. Os participantes dialogaram e assistiram palestras proferidas pelo secretário Athayde Nery, o assessor de projetos da Superintendência de Economia Criativa, Baldinir Bezerra e o chefe da Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Vitor Maia.
Athayde mostrou os o organogramas das instituições, explicando com detalhes os planos, ações e programas como os de gestão institucional e financiamento da cultura, de formação, difusão cultural, patrimônio histórico cultural, ações novas e de continuidade.
Em seguida comentou sobre as mudanças no FIC, como a publicação do Edital Público de Credenciamento de Analistas Pareceristas para seleção de projetos e a criação de uma plataforma desenvolvida pela Fundect/MS em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o encaminhamento de projetos e editais. Novidade que profissionaliza o sistema, possibilitando maior transparência e interação com os inscritos.

Boa parte dos gestores realizou perguntas sobre editais de cultura que possam envolver seus municípios e logo foram respondidas por Athayde.

“Queremos sim que os municípios tenham espaço para projetos separados, isso está no plano de ação da secretaria. Para isso precisamos que todos estejam devidamente organizados, assim conseguiremos com mais facilidade”, acentuou Athayde.

O seminário está sendo realizado em 9 microrregiões do Estado a fim de fomentar a criação e implementação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura.
Hoje (3) deu continuidade em Cassilândia, na Microrregião de Paranaíba e volta somente no dia 13 em Campo Grande e dia 14 em São Gabriel do Oeste, agregando a Microrregião de Alto Taquari.
Sobre o Ciclo

O projeto se estrutura em duas etapas. Em 2015, a primeira fase visa o fomento à estruturação (criação, implementação e atualização) dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura.

A segunda etapa, a ser desenvolvida em 2016, prevê o apoio à elaboração dos Planos Municipais de Cultura, beneficiando, assim, as 10 microrregiões do Estado.