Ao longo de cinco anos teve mais do que duplicado o número de trabalhos finalistas e passou a incorporar também a Feira de Tecnologia, Ciência e Criatividade do ensino fundamental (Fetecc MS-JR), direcionada aos alunos do 4º ao 7º ano.
Participa do evento Fernanda Sato, diretora da Intel Education, que organiza a delegação brasileira para aIntel ISEF (International Science and Engineering Fair), maior feira internacional para jovens cientistas. Realizada desde 1950, nos Estados Unidos, participam do evento projetos de vários países. Em 2015, dos 18 projetos selecionados no Brasil três são de Mato Grosso do Sul.
A Fetec MS é realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências. Na Feira, estudantes de escolas públicas e privadas do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio têm a possibilidade de demonstrarem as pesquisas que desenvolvem no ambiente escolar. O evento é patrocinado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Entre as premiações estão medalhas, troféus, certificados, credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre na Universidade de São Paulo, credenciamento para outras feiras/eventos científicos e bolsas de iniciação científica júnior.
A cerimônia de abertura acontece o dia 4 de novembro, às 20 horas, no auditório Padre José Scampini (Bloco C) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
A entrega das premiações está marcada para 7 de novembro, sábado, a partir das 8 horas no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul (UEMS), em Campo Grande.
A feira conta com renomados palestrantes nacionais e internacionais. Acesse a programação completa. Outras informações podem ser obtidas no website do evento: www.fetecms.com.br.
Publicado por: Thereza Christina Amendola da Motta