Fórum Estadual dos Pontos de Cultura de MS elege 17 delegados que atuarão no Fórum Nacional

Na última sexta-feira (20), Campo Grande foi centro de convergência de toda a Rede de Pontos de Cultura do Estado. Após participarem da TEIA MS 2015 no período da manhã, 17 representantes de Pontos de Cultura, conveniados com o Ministério da Cultura, foram eleitos delegados pelo Fórum Estadual dos Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul, que aconteceu no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de MS.

Na Plenária do Fórum Estadual estiveram presentes 21 Pontos e Pontões de Cultura, porém o número de delegados a serem eleitos foi estabelecido de acordo com o art.12 do regimento interno do Fórum Nacional. Todos terão direito a voz, voto e participação, em todos os espaços de diálogo e deliberação no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura durante a TEIA 2016.

Compuseram a mesa o secretário Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação Athayde Nery, Débora Lobo, Coordenadora  Representante SCDC/ MINC, Maria Auxiliadora Bichara - Diretora da Divisão de Projetos da FUNDAC, Américo Yule, Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande e Cláudia Medeiros, Superintende da Economia Criativa SECTEI MS.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação – SECTEI MS, Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul – FCMS, e Fundação Municipal de Cultura – FUNDAC, em articulação com o Ministério da Cultura.

Neste período aconteceu também a eleição dos novos dirigentes da REDE MS PONTO A PONTO, sendo eleitos: Presidente: Agnaldo Cardoso – Colônia Paraguaia / Primeiro Suplente: Monica Barbosa Macedo – Moinho Cultural / Segundo Suplente: Mauro Alves Guimaraes – Circo Do Mato.

Durante todo o período de realização da TEIA MS 2015 ficaram expostos produtos confeccionados pelos Pontos e Pontões de Cultura na feira de artesanato.

 

Pontos de Cultura

Pontos de Cultura são projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura do Brasil e implementados por entidades governamentais ou não governamentais. Visam à realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades. O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o elemento de articulação entre as demais atividades do Programa Cultura Viva do MinC.

Esta base social também se amplia para outros segmentos sociais, alcançando os setores médios, em especial a juventude urbana, periférica, universitária, jovens artistas, novos arranjos econômicos e produtivos, toda uma nova economia que vem sendo inventada e experimentada daqueles que encontram no fazer cultural uma alternativa de trabalho, vida e inserção social.

Saiba quem são os 17 delegados que vão representar o Estado:

Ana Fábia Damasceno Silva Brunet - Ponto de Cultura Músicas Sem Fronteiras

Conceição Leite -Ponto de Cultura Curumins na Mata

Cristiane Aparecida Luca Lima - Ponto de Cultura Camalote

Jânio Batista de Macedo - Ponto de Cultura Arte e Cidadania

José Luís Albuquerque Estevam - Ponto de Cultura Centro de Tradições Pantaneiras

Maria Bernadete de Carvalho Gauto - Ponto de Cultura Amoc II Mais Cultura

Mauro Alves Guimarães - Ponto de Cultura Circo do Mato

Mônica Barbosa Macedo - Ponto de Cultura Arte e Gastronomia Moinho Cultural

Olinézia Moreira da Silva - Ponto de Cultura Expressão pela Vida

Ramona Rodrigues de Sousa - Ponto de Cultura Cia das Artes

Ricardo José Zelada Cafure - Ponto de Cultura Colônia Paraguaia

Roma Roman Anez - Ponto de Cultura Afrodite-se em Ponto

Ronilço Guerrero - Ponto de Cultura Gibiteca Mais Cultura

Sandra Helena Lombardi de Melo Vecchi - Ponto de Cultura Vozes Especiais

Tanilma Maria da Silva Martins - Ponto de Cultura Maculelê

Valéria Vasques Pereira - Ponto de Cultura Viver Bem

Vera Maria Artigas dos Reis - Ponto de Cultura Amina.

 

Mais informações com  Luciene Bicudo – Superintendência de Economia Criativa -SUPEC/SECTEI e com Maria Auxiliadora Divisão de Projetos Fundação Municipal de Cultura –  FUNDAC, pelos telefones (67)3316-9326 e (67)3314-3232 e pelo e-mail:economiacriativasectei@gmail.com,redemspontoaponto@gmail.com,projetos.fundac@gmail.com.

teia-ms-encerramento-6512

teia-ms-encerramento-6553

 

Fotos: Daniel Reino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.