Concedido pela primeira vez, o Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense visa reconhecer e premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Estado e se destacam entre os demais.
As outras duas premiações são de Jornalismo Científico e Fotografia, em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel). Em 2014, a primeira edição do Prêmio Fundect de Jornalismo Científico foi um sucesso e teve 13 jornalistas e um fotógrafo vencedores em seis categorias. A novidade para este ano é a mudança da categoria fotografia para uma premiação independente. A primeira edição do Prêmio Fundect de Fotografia quer destacar as melhores imagens com temas relevantes e contextualizados sobre ciência. Acesse aqui os vencedores do ano passado.
Serão lançados, também, editais para o Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte (Agroescola), Programa de Apoio à Realização de Eventos Técnico-científicos (PAE), Programa de Apoio à Publicação Técnico-científica (Publica) e Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR).
Agroescola
Parceria entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Embrapa Gado de Corte (CNPGC) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), o Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte (Agroescola) tem como objetivo selecionar 30 candidatos para participar do curso de formação e transferência de conhecimentos e tecnologias com vistas à formação de multiplicadores de tecnologia em pecuária de corte.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 15/12/2015
Quem pode se inscrever:
Pessoas que concluíram nos últimos três anos curso técnico profissionalizante em agropecuária em escolas públicas ou privadas.
Programa de Apoio à Realização de Eventos Técnico-científicos | PAE
A Fundect concede apoio financeiro para auxiliar e incentivar os pesquisadores na organização e realização de eventos técnico-científicos visando fortalecer os grupos de pesquisa e debater temas estratégicos que representem significativa contribuição científica, tecnológica, de inovação, social e cultural para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Os pesquisadores podem apresentar propostas nas modalidades regional, nacional e internacional.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 01/12/2015
Quem pode se inscrever:
Doutores com vínculo empregatício em instituições de ensino superior e de pesquisa sediadas em Mato Grosso do Sul. O proponente deve ser líder, vice-líder ou membro de grupo de pesquisa no Estado e ativo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Programa de Apoio à Publicação Técnico-científica | Publica
O programa tem como objetivo ampliar a socialização, divulgação e popularização do conhecimento científico produzido em Mato Grosso do Sul por meio da publicação e divulgação dos resultados das pesquisas científicas e tecnológicas, inéditas e de relevância estadual, nas modalidades livros, coletâneas, dossiês temáticos, manuais, mapas e catálogos científicos, por meio da concessão de apoio financeiro para publicação e ampliação da divulgação dos resultados originais de pesquisa e inovação tecnológica.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 14/03/2016
Quem pode se inscrever:
Doutores com vínculo empregatício em instituições de ensino superior e de pesquisa sediadas em Mato Grosso do Sul. O proponente deve ser o autor, coautor ou orientador da publicação.
Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional | DCR
Esta parceria entre Fundect e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede bolsa de pesquisa e apoio financeiro para atrair e fixar pesquisadores doutores em instituições de ensino superior e/ou pesquisa visando dar suporte à fixação destes profissionais no Estado, à nucleação e ao fortalecimento de grupos de pesquisa em áreas estratégicas que representem significativa contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural de Mato Grosso do Sul. Os pesquisadores podem apresentar propostas nas vertentes: regionalização e interiorização.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 29/07/2016 ou até limite das vagas disponíveis no acordo com o CNPq.
Quem pode se inscrever:
Doutores que não tenham vínculo empregatício no mercado de trabalho no momento da implementação da bolsa. É necessário ter um supervisor vinculado a uma instituição executora com sede em Mato Grosso do Sul.
Prêmios Fundect 2015
A Fundect lança em 2015 três premiações para valorizar as ações de ciência, tecnologia e inovação em áreas distintas.
Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense | 2015
Visa reconhecer e premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Estado.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 04/02/2016
Quem pode se inscrever:
As instituições indicarão os pesquisadores.
Prêmio Fundect de Jornalismo Científico | 2015
O prêmio destaca e valoriza a publicação de matérias de ciência, tecnologia e inovação veiculadas em diferentes meios de comunicação e relacionadas a temas estratégicos em Mato Grosso do Sul.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 04/02/2016
Quem pode se inscrever:
Para o público-alvo profissional: ter diploma de graduação em comunicação social – habilitação em jornalismo.
Para o público-alvo estudante: estar matriculado em instituição de ensino superior do Estado de Mato Grosso do Sul, cursando comunicação social – habilitação em jornalismo.
Prêmio Fundect de Fotografia | 2015
O I Prêmio Fundect de Fotografia Científica – 2015 tem como objetivo fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação e contribuir com a divulgação e a popularização da ciência.
Período para inscrições:
04/11/2015 a 04/02/2016
Quem pode se inscrever:
Maiores de 18 anos que sejam estudantes de graduação ou de pós-graduação, técnicos, docentes ou pesquisadores vinculados à instituição de ensino e/ou pesquisa do Estado.
Publicado por: Thereza Christina Amendola da Motta