Fundect lança sete novos editais para apoio à ciência, tecnologia e inovação no Estado

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 4, 2015 as 06:57 | Voltar
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) lançará na próxima quarta-feira (4), durante a abertura da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), sete novos editais para fomento e valorização da pesquisa do Estado, com destaque para as premiações que envolvem pesquisadores, jornalistas e fotógrafos. A cerimônia de abertura acontece às 18 horas, no auditório Padre José Scampini (Bloco C) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Concedido pela primeira vez, o Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense visa reconhecer e premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Estado e se destacam entre os demais.

As outras duas premiações são de Jornalismo Científico e Fotografia, em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel). Em 2014, a primeira edição do Prêmio Fundect de Jornalismo Científico foi um sucesso e teve 13 jornalistas e um fotógrafo vencedores em seis categorias. A novidade para este ano é a mudança da categoria fotografia para uma premiação independente. A primeira edição do Prêmio Fundect de Fotografia quer destacar as melhores imagens com temas relevantes e contextualizados sobre ciência. Acesse aqui os vencedores do ano passado.

Serão lançados, também, editais para o Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte (Agroescola), Programa de Apoio à Realização de Eventos Técnico-científicos (PAE), Programa de Apoio à Publicação Técnico-científica (Publica) e Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR).

 

Agroescola

Parceria entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Embrapa Gado de Corte (CNPGC) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), o Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte (Agroescola) tem como objetivo selecionar 30 candidatos para participar do curso de formação e transferência de conhecimentos e tecnologias com vistas à formação de multiplicadores de tecnologia em pecuária de corte.

Período para inscrições:

04/11/2015 a 15/12/2015

Quem pode se inscrever:

Pessoas que concluíram nos últimos três anos curso técnico profissionalizante em agropecuária em escolas públicas ou privadas.

Programa de Apoio à Realização de Eventos Técnico-científicos | PAE

A Fundect concede apoio financeiro para auxiliar e incentivar os pesquisadores na organização e realização de eventos técnico-científicos visando fortalecer os grupos de pesquisa e debater temas estratégicos que representem significativa contribuição científica, tecnológica, de inovação, social e cultural para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Os pesquisadores podem apresentar propostas nas modalidades regional, nacional e internacional.

Período para inscrições:

04/11/2015 a 01/12/2015

Quem pode se inscrever:

Doutores com vínculo empregatício em instituições de ensino superior e de pesquisa sediadas em Mato Grosso do Sul. O proponente deve ser líder, vice-líder ou membro de grupo de pesquisa no Estado e ativo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Programa de Apoio à Publicação Técnico-científica | Publica

O programa tem como objetivo ampliar a socialização, divulgação e popularização do conhecimento científico produzido em Mato Grosso do Sul por meio da publicação e divulgação dos resultados das pesquisas científicas e tecnológicas, inéditas e de relevância estadual, nas modalidades livros, coletâneas, dossiês temáticos, manuais, mapas e catálogos científicos, por meio da concessão de apoio financeiro para publicação e ampliação da divulgação dos resultados originais de pesquisa e inovação tecnológica.

Período para inscrições:

04/11/2015 a 14/03/2016

Quem pode se inscrever:

Doutores com vínculo empregatício em instituições de ensino superior e de pesquisa sediadas em Mato Grosso do Sul. O proponente deve ser o autor, coautor ou orientador da publicação.

Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional | DCR

Esta parceria entre Fundect e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede bolsa de pesquisa e apoio financeiro para atrair e fixar pesquisadores doutores em instituições de ensino superior e/ou pesquisa visando dar suporte à fixação destes profissionais no Estado, à nucleação e ao fortalecimento de grupos de pesquisa em áreas estratégicas que representem significativa contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural de Mato Grosso do Sul. Os pesquisadores podem apresentar propostas nas vertentes: regionalização e interiorização.

Período para inscrições:

04/11/2015 a 29/07/2016 ou até limite das vagas disponíveis no acordo com o CNPq.

Quem pode se inscrever:

Doutores que não tenham vínculo empregatício no mercado de trabalho no momento da implementação da bolsa. É necessário ter um supervisor vinculado a uma instituição executora com sede em Mato Grosso do Sul.

Prêmios Fundect 2015

A Fundect lança em 2015 três premiações para valorizar as ações de ciência, tecnologia e inovação em áreas distintas.

Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense | 2015

Visa reconhecer e premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Estado.

Período para inscrições:

04/11/2015 a 04/02/2016

Quem pode se inscrever:

As instituições indicarão os pesquisadores.

Prêmio Fundect de Jornalismo Científico | 2015

O prêmio destaca e valoriza a publicação de matérias de ciência, tecnologia e inovação veiculadas em diferentes meios de comunicação e relacionadas a temas estratégicos em Mato Grosso do Sul.

Período para inscrições:

04/11/2015 a 04/02/2016

Quem pode se inscrever:

Para o público-alvo profissional: ter diploma de graduação em comunicação social – habilitação em jornalismo.

Para o público-alvo estudante: estar matriculado em instituição de ensino superior do Estado de Mato Grosso do Sul, cursando comunicação social – habilitação em jornalismo.

 

Prêmio Fundect de Fotografia | 2015

O I Prêmio Fundect de Fotografia Científica – 2015 tem como objetivo fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação e contribuir com a divulgação e a popularização da ciência.

Período para inscrições:

04/11/2015 a 04/02/2016

Quem pode se inscrever:

Maiores de 18 anos que sejam estudantes de graduação ou de pós-graduação, técnicos, docentes ou pesquisadores vinculados à instituição de ensino e/ou pesquisa do Estado.

 

Texto: Bianca Iglesias Motta | Fundect

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.