Gestão Estratégica: Estado terá rede de infovias interligando secretarias e órgãos estaduais

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, junho 30, 2016 as 16:47 | Voltar

A Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) está implementando um programa para conectar os equipamentos dos órgãos públicos estaduais por meio de uma rede de infovias. O Estado Digital Inteligente foi apresentado pelo secretário da pasta, Renato Roscoe, em reunião da Rede de Gestão Estratégica, na Governadoria, como um dos cases de sucesso entre as iniciativas pactuadas no Plano de Gestão do Governo do Estado.

O encontro reuniu setorialistas, pontos focais e gerentes de projetos, agentes responsáveis por acompanhar o andamento das ações planejadas pelo Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para o exercício de 2016.

A iniciativa apresentada por Roscoe além do compartilhamento de dados vai permitir a oferta de ensino à distância e oferecer uma rede de alta velocidade que responde às necessidades corporativas, servindo de atrativo para novos negócios. “A infovia também vai cumprir a função de inclusão territorial, para compensar as distâncias e a baixa densidade populacional do Estado”, afirmou o secretário.

A infovia está em fase de licitação para contratar consultoria para o projeto técnico, com previsão de investimentos de R$ 500 mil. A execução será por meio de parcerias, com captação de recursos do governo federal.

Outra iniciativa de sucesso apresentada foi o projeto Direitos Humanos vai à Escola, executado desde o segundo semestre do ano passado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). A ação consiste na realização de oficinas nas escolas nas quais o mediador reproduz em sala de aula a vivência de situações semelhantes àquelas que os alunos vão encontrar na vida real.

Com 649 alunos de cinco escolas atendidos, o projeto mantém atividades durante seis meses com as mesmas turmas, abordando temas como bulling, namoro e sexualidade, drogas e diversidade e gênero. “Eles (os estudantes) têm acesso à informação, o que não quer dizer que estejam preparados”, afirmou a superintendente de Política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo Antônio, ressaltando que os direitos humanos pressupõem ‘direitos e deveres’. “Estamos trabalhando com adolescentes. Se precisamos de uma sociedade melhor, vamos plantar, né?”, disse.

A terceira ação apresentada pela assessora jurídica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Ana Carolina Nardes, foi o case do salto no nível de transparência obtido pelo Estado, segundo aferição do Ministério Público Federal (MPF). Depois das ações implementadas por um comitê gerido pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), envolvendo ações transversais de várias secretarias, Mato Grosso do Sul elevou sua nota em 550%. Passou de 1,4 para 9,1, numa escala que vai até dez, a maior evolução no Ranking Nacional da Transparência registrada este ano.

IMG_3876

Plano de Gestão – A Rede de Gestão Estratégica faz parte do acompanhamento do Plano de Gestão estabelecendo as ações das 13 secretarias e da PGE para o exercício de 2016. O planejamento foi pactuado entre os secretários e o governador e prevê a execução de 201 iniciativas, as quais são monitoradas e orientadas por uma equipe da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov).

Na abertura do evento, o secretário da Segov, Eduardo Riedel, reforçou que as ações seguem um mapa estratégico fixado em quatro eixos: social, desenvolvimento, gestão e infraestrutura. “Avançamos muito na qualidade das iniciativas, as quais refletem o estreitamento entre os objetivos do governo e a atuação das secretarias”, disse. No primeiro ciclo de acompanhamento, 78% das ações foram monitoradas pela equipe da Segov.

Rosane Amadori – Subsecretaria de Comunicação/Segov

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.