Campo Grande (MS) - O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul deu passos importantes na sua estratégia de inclusão institucional das políticas de cidadania, com a criação do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Juventude e da Rede Estadual de Gestores Municipais de Políticas Públicas de Juventude, cujos decretos foram publicados no Diário Oficial do estado no último dia 7 de março.
O Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Juventude (COIJUV) é formado por representantes de 15 secretarias e órgãos estaduais, além da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, e tem como objetivo conferir maior eficácia e visibilidade às ações governamentais voltadas à população jovem do Estado, possibilitando uma maior gama de ações intersetoriais e uma aplicação mais efetivas dos recursos financeiros e estruturais disponíveis nas ações voltadas aos jovens.
Já a Rede Estadual de Gestores Municipais de Políticas de Juventude foi criada para promover a interação e qualificação técnica, prática e teórica de gestores municipais com atribuições afeitas às políticas públicas de juventude, como educação, assistência social, cultura, esporte e juventude. Por meio desta rede será possível garantir trocas de informações e ações de estímulo à criatividade e à elaboração de políticas customizadas, adequadas a cada realidade, garantindo canais de comunicação amplos e democráticos.
ENCONTRO DE GESTORES
Outra importante ação da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude na articulação das ações voltadas à juventude foi o I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude, ocorrido nos dias 9 e 10 de março, no Hotel Vale Verde, em Campo Grande.
O encontro abordou temas relevantes como Gestão Estratégica, SICONV e a importância dos Conselhos Municipais de Juventude. Além disso, o CIEE e a Cruz Vermelha Brasileira – Filial MS, estiveram presentes apresentando oportunidades de parcerias com os municípios em suas áreas de atuação.
Estiveram presentes ao evento a Vice-Governadora Rose Modesto, o Secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, o Secretário de Governo e Gestão, Eduardo Riedel, a técnica da SUBJUV, Amirtes Carvalho e a Presidente do Conselho Estadual da Juventude de Goiás, Aava Santiago.
Nesta oportunidade também ocorreu a reativação do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude, que elegeu sua coordenação provisória, tendo como Coordenador Geral, o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Três Lagoas, Leandro Dias Gomes, coordenador de comunicação, o gestor de juventude de Terenos, Rodrigo da Silva Bezerra e como coordenadora de mobilização, a gestora de juventude de São Gabriel do Oeste, Elika da Silva Flores.
Publicado por: Gisele Colombo