Governo libera mais de R$ 3 milhões para o financiamento de programas de ciência, tecnologia e inovação no MS

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, outubro 3, 2016 as 14:55 | Voltar

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), autoriza a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) a lançar 11 editais de incentivo à pesquisa científica e tecnológica, um investimento de mais de  R$ 3 milhões de reais para diversas áreas do conhecimento.

A assinatura do termo de lançamento dos editais foi realizada na manhã desta segunda-feira (3), na sede do Governo do Estado. Participaram o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, Secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe e o Diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine.

As chamadas públicas serão publicadas no dia 04 de outubro noDiário Oficial do Estado e no site da fundação.

Para o Diretor-Presidente da Fundect, Marcelo Turine, a experiência histórica e a de outros países demonstra que a geração de riqueza, emprego, renda e oportunidades, juntamente com a diversificação produtiva e o aumento do valor agregado na produção de bens e de serviços, depende diretamente do fortalecimento das capacidades de pesquisa e de inovação.

“O desenvolvimento econômico dos países está assentado, cada vez mais, na inovação baseada no desenvolvimento científico e tecnológico. Isso coloca as políticas de ciência, tecnologia e inovação como eixo central de uma estratégia de retomada do crescimento, na qual o avanço das pesquisas acarreta diretamente uma mudança a longo prazo na matriz econômica e social do nosso Estado e, consequentemente, do Brasil”, defendeu Turine.

O presidente da Fundect lembra que a recente conquista do Mato Grosso do Sul, quesubiu quatro posições no Ranking da Competitividade dos estados brasileiros, passando da 9ª para a 5ª posição nacional, segundo o levantamento da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), é fruto de um olhar estratégico nas áreas de educação e inovação.

Justamente com esse olhar, o Governo vai investir na atração de novos pesquisadores, com objetivo de aumentar a qualidade e competitividade dos programas de pós-graduação do Estado; fortalecimento dos programas de Educação Tutorial(PET) e de Iniciação Científica Júnior; desenvolvimento das atividades do Geopark Bodoquena-Pantanal; apoio e promoção a eventos e feiras científicas; além do fomento a pesquisa ligada a cadeia produtiva, sobretudo, no tocante a sanidade animal e controle biológico.

A novidade dessa vez é o lançamento de um edital inédito para a consolidação da formação acadêmica do estudante através de atividades de extensão e de pesquisa. Serão destinados R$ 400 mil para incentivar e fortalecer os PETs e a iniciação científica nas universidades, apoiando projetos interdisciplinares com foco na gestão da política pública com objetivo de diminuir da evasão acadêmica e valorizar a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com significativa contribuição para a melhoria dos indicadores do desenvolvimento educacional do Estado.

Também serão contemplados programas como a Rede Pró Centro-Oeste que receberá R$300 mil, para fomentar a qualificação, a elevação e a competitividade dos níveis de ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste. O recurso irá auxiliar os projetos do curso, custeando ações de extensão e intercâmbios intra e interinstitucionais, nacionais e internacionais.

Outro destaque é a chamada pública do Programa de Apoio aos Eventos Científicos (PAE) que vai liberar R$ 500 mil para custeio de propostas que visem a organização e a realização de eventos regionais, nacionais ou internacionais no Estado de Mato Grosso do Sul, de reconhecida relevância científica, tecnológica e de inovação.

Serão lançados também, editais para atender demandas específicas, como é o caso do Geopark Bodoquena-Pantanal, Sanidade Animal, Controle Biológico e o manejo do Javali, que juntos receberão o total de mais de R$ R$1.500.00 para o financiamento de projetos.

Com a iniciativa, espera-se fortalecer a pesquisa e a inovação no Estado, consolidando a integração das áreas da Ciência e Tecnologia a base do desenvolvimento econômico regional.

Assessoria Fundect