Mostra Rua movimenta o Porto Geral de Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 21, 2015 as 14:26 | Voltar

_MG_3878

Integrado ao Festival América do Sul Pantanal (FASP), o movimento Mostra Rua, com intervenções de skate e grafite reuniu na manhã desta sexta-feira (21), cerca de 35 jovens e adolescentes de Corumbá no Porto Geral da Cidade. A partir das 17h, a intervenção continua com apresentações do skate, graffiti, rap, break e da cultura hip hop.

Na parte do skate o movimento é comandando por Frederico de Almeida (Somos Skateboard) e Maycon dos Santos (Ousa Grapixo), integrantes do Coletivo VivaRua, MS.
Para os skatistas, a ação é importante para a socialização dos jovens que beiram a marginalidade. “Aqui não viemos apenas mostrar o skate como objeto, mas como cultura e responsabilidade. Em qualquer esporte tem que ter disciplina para ser um bom atleta, e com isso o skate agrega valores aos jovens, que muitas vezes poderiam estar envolvidos com o crime, acabam se entregando ao esporte, viemos mostrar que isso é possível”, afirmou Frederico de Almeida.

_MG_3862

“É muito importante essas ações aqui na nossa cidade, tem muita gente que poderia estar fazendo algo errado, mas vem aprender a ter o skate como estilo de vida, fico contente que venha esse pessoal para cá durante o Festival. Poderiam vir sempre”, disse o skatista de Corumbá, Luan Rios, de 16 anos.

Exemplo disso é o skatista Thiago Moreira Silva, de 23 anos. Criado em Corumbá e praticante do esporte há dez anos e, ele ganhou patrocínio e se mudou para a cidade de Dourados para se aperfeiçoar no esporte.  “É possível chegar lá, andar de skate e sair da criminalidade. O pessoal sofre muito por aqui com a fronteira, tem muito crime por aqui e querendo ou não o skate salva”, argumentou Thiago.

 

Grafite

Também perto do Porto, os grafiteiros Diego Verme, Rafael Mareco, João Rodrigues e Pedro Vaciaveo, do Coletivo VivaRua,  estão fazendo um enorme grafite em um muro na ladeira Cunha e Cruz.

No muro, cada grafiteiro expressa sua arte de maneira diferente. Diego Verme, por exemplo, desenha uma mulher negra grávida. Já Pedro Vaciaveo faz uma crítica a violência contra a mulher. “Estamos fazendo cada um o seu desenho que acha peculiar. Eu, por exemplo, pinto agora a Fernanda, minha  personagem que criei para criticar a violência contra a mulher. Cada bolinha nela pintada representa uma mulher que morreu vítima de violência”, conta Pedro.

_MG_3912

Mostra Rua

 

O Mostra Rua é uma ação cultural dos jovens da cultura de rua de Mato Grosso do Sul, que promovem durante o festival intervenções de rua, encontros e discussões voltadas para o desenvolvimento social, intelectual e emocional dos envolvidos para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades, incentivando o surgimento de futuros cidadãos conscientes sobre seu papel na sociedade.

As intervenções urbanas do Mostra Rua trazem ao Festival América do Sul Pantanal o fenômeno sociocultural dos mais importantes surgidos nas últimas décadas - o hip hop, movimento social que hoje mobiliza milhares de jovens das periferias das grandes cidades brasileiras.

 

 

Programação

 

21/08 - 9h às 11h – Teatro de Arena do Porto Geral

Intervenções de skate e graffiti

 

21/08 – 17h as 18h – Teatro de Arena do Porto Geral

Intervenções de Rap e Break

 

22/08 - 9h às 11h - Teatro de Arena do Porto Geral

Intervenções de skate e graffiti

 

22/08 – 17h as 18h – Teatro de Arena do Porto Geral

Encerramento da ação cultural com intervenções de rap, break, um desafio do skate com premiação e workshop de graffiti  Inscrições gratuitas e no local.

 

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.