Mulheres que fizeram a história de MS serão homenageadas em livro

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 20, 2016 as 16:20 | Voltar
Uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-MS), vem apurando histórias de mulheres que muito contribuíram para a formação e o desenvolvimento de nosso Estado.

A organização do livro está sob a responsabilidade de Marisa de Fátima Lomba de Farias (Doutora em Sociologia), Alexandra Lopes da Costa (Mestre em História) e Luciana Branco Vieira (Presidente da ABMCJ-MS).

O encontro entre as organizadoras e a produção do livro são frutos de observações sobre a invisibilidade da atuação de mulheres que fizeram e fazem a história do Mato Grosso do Sul.

A proposta, aos poucos, se concretizou com o apoio de diversas pesquisadoras, estudiosas e de um pesquisador, atentos à temática e ávidos a registrarem a importância das mulheres atuantes em diversos movimentos sociais (étnico-raciais, negro, indígena, sem terra), no campo das artes e na esfera jurídica no estado de MS.

“Espera-se que esse livro chegue a outras mulheres, some forças subjetivas e políticas para o enfrentamento de injustiças, discriminações, preconceitos e para a conquista de direitos humanos para todas as pessoas”, afirma Marisa, coordenadora do projeto.

O livro está em fase de diagramação e deverá ser lançado num primeiro momento na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) até o fim do ano letivo. Em seguida, serão realizadas apresentações deste trabalho nas demais instituições públicas e de ensino.

 

Texto: Diogo Rondon | Fundect Foto: Divulgação

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.