População diz que Festival de Inverno de Bonito deixa saldo positivo para o município

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 3, 2015 as 15:16 | Voltar

Autoridades, artistas e representantes da sociedade se reuniram na noite dessa quarta-feira na Câmara Municipal  de Bonito para uma avaliação do 16° Festival de Inverno de Bonito, realizado entre os dias 30 de julho e 2 de agosto.  Pela primeira vez o formato e a organização do  Festival de Inverno foram previamente discutidos com aos moradores de Bonito. Foram realizadas duas audiências públicas e quatro rodas de conversa  onde foram ouvidas as necessidades e expectativas dos artistas e dos moradores da cidade.

Na reunião dessa quarta-feira, promovida pelo Conselho Municipal de Turismo – o Comtur – o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação,   Athayde Nery,  a secretária adjunta,  Andréa Freire, e o presidente da Fundação de Turismo, Nelson Cintra, ouviram dos envolvidos e expectadores do Festival  quais foram os pontos fortes do evento e o que precisa ser aprimorado para as próxima edições.

Estiveram presentes a reunião o prefeito de Bonito, Leonel Lemos, a secretária de turismo, Juliane Salvatori, a ex-secretária de cultura, Vânia Mugartt, o presidente do Comtur, Marcos Soares Dias,  integrantes da comissão organizadora local, artistas, guias de turismo e moradores.

Para Rodrigo Coenete, representante do Convention Bureau, o “tamanho “ do festival foi o ideal para o momento vivido pelo Estado e pelo País. “ Apesar de um Festival mais enxuto, foi possível garantir  e até melhorar a qualidade”. Opinião compartilhada pela representante da Abaetur - Associação Bonitense de Agências de Ecoturismo, Maria Leopoldina. Para ela foram dias muito harmoniosos com programação de excelente qualidade. Neila Garcez fez questão de ressaltar  a importância do show de abertura. “ O encontro  de Delinha, com Sérgio Reis, Almir Sater e Renato Teixeira no palco foi um momento memorável  que podemos nunca mais viver na história. Inesquecível!”.

O representante da rede hoteleira, que teve 75% de taxa de ocupação durante o FIB, Cícero Peralta, lembrou que esse diálogo entre o Governo do Estado, através da Sectei, e o Município foi fundamental para que todos pudessem conhecer as dificuldades que envolvem a produção de um Festival como esse. “Vivenciamos  situações que não sabíamos que aconteciam. Dividimos as preocupações e buscamos soluções para os problemas juntos”.

Durante o bate papo também surgiram questionamentos a respeito do local das apresentações. O presidente do Comtur, Marcos Dias, sugeriu uma reavaliação sobre a não existência da antiga tenda principal de shows. “ Foi muito bacana a atividade na praça central da cidade mas acho que podemos somar uma tenda para shows também. Fica como sugestão”.

A secretária de turismo de Bonito, Juliane Salvatori, fez questão de ressaltar a importância da retomada das oficinas e seminários durante a programação do Festival. “O FIB é o evento mais importante do município e esses seminários e oficinas tiveram uma participação grande do bonitense.”

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, disse ter ficado muito satisfeito com o resultado do FIB. “ Conseguimos levar os conceitos da nova administração do Estado – mudança, gestão e participação. Valorizamos o artista da nossa terra, fizemos uma gestão compartilhada com a administração municipal, gastamos menos, e demos a população de Bonito o caráter de pertencimento. Pela primeira vez os moradores foram realmente anfitriões e não apenas expectadores do Festival”.

Andréa Freire, secretária adjunta da Sectei, avaliou como bem positiva a reunião. “Fazemos questão de ressaltar que queremos valorizar sempre o nosso artista de Mato Grosso do Sul mas isso não muda o caráter nacional do Festival de Inverno de Bonito. Não regionalizamos o FIB, trabalhamos para que ele recupere o espaço no cenário nacional”.

A 16ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB) contou com um público de 45 mil pessoas, entre shows musicais e outras atividades da programação do evento. Entre 30 de julho e 2 de agosto, 33 mil pessoas compareceram aos 13 shows musicais realizados no palco da Praça da Liberdade, de acordo com a Polícia Militar (PM). A coordenação do FIB ainda contabilizou 12 mil pessoas que participaram das atividades da programação durante os quatro dias do evento.

Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 17 para dar início às discussões do 13° Festival de Inverno de Bonito a ser realizado em 2016.