Primeira noite do Festival de Inverno reune 10 mil pessoas na praça da Liberdade

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 31, 2015 as 10:33 | Voltar

Pelo menos 10 mil pessoas marcaram presença na abertura oficial do Festival de Inverno de Bonito (FIB) na noite desta quinta-feira (30), conforme dados da Policia Militar. A solenidade contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, do prefeito Leonel Lemos e demais autoridades.

“A gente só tem que agradecer a presença e o carinho de todos vocês. O mais importante do festival é ver a população participando e dar oportunidade aos artistas da nossa terra mostrarem seus trabalhos”, disse o governador. “Bonito tem a vocação para o turismo e a vocação pelo bem receber”, emendou o prefeito.

O secretário, Athayde, destacou a capacidade do Governo do Estado realizar um festival mesmo em época de retração da economia. “Esta é uma noite de gratidão. Vamos conviver com um novo festival, bom, bonito e barato, com a concepção da população de Bonito e mais valorização aos nossos artistas regionais”, disse.

Na abertura do FIB, o Hino Nacional foi tocado pela sanfoneira Lenilde Ramos e pelo harpista de Fábio Kaida, em uma versão que a dupla já apresentou em mais de cinco estados brasileiros. No ano passado, Lenilde tocou na Exposição “Mato Grosso do Sul Visto Pelo Mundo”, no saguão da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

Pouco antes da abertura oficial, o governador inaugurou a Galeria de Artes Plásticas de Bonito, que conta com exposições de artistas locais, entre eles Barbosa Júnior e Buga, filhos de Bonito. Com a exposição Comitiva Contemporânea, Buga traz para sua terra o merecido reconhecimento a uma tradição regional centenária, apresentando esculturas em argila. Uma verdadeira homenagem em forma de exposição à comitiva pantaneira.

Homenagens
Durante a abertura do festival, que acontece na Praça da Liberdade até o próximo domingo (2), duas artistas renomadas de Mato Grosso do Sul foram homenageadas: a cantora e compositora Delinha, 78 anos, figura pioneira da música de Mato Grosso do Sul, e Janaína Menezes (in memoriam), artista de teatro, artista de rua, malabarista e artesã. Na oportunidade, também foi inaugurada a transmissão do sinal da TV Educativa em Bonito.

A arte pulsa em Bonito até o próximo domingo (2). Apresentando especialmente artistas regionais já consagrados e da nova geração, o 16º Festival de Inverno de Bonito vai reunir 180 artistas em 50 atrações no encontro espetacular entre a arte, turismo, cultura e meio ambiente. Na primeira noite, o público teve a oportunidade de se encantar com os shows de Delinha, Almir Sater, Sérgio Reis e Renato Teixeira.

Apresentações de Zeca Baleiro, Patrícia e Adriana, Curumins, entre outras, irão acontecer até o final do festival. O evento é uma realização do Governo do Estado e da secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).

(Fotos: Jéssica Barbosa)

Festival-de-Bonito-1