Projeto Juventude Mais leva noções de cidadania em colégios do interior

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 16, 2018 as 14:08 | Voltar

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude (SUBJUV), ligada a Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC), realizou na última semana diversas ações em colégios dos municípios de Corumbá, Bandeirantes e Paranaíba com o projeto Juventude Mais.
Por meio de palestras e shows a ideia é informar jovens sul-mato-grossenses sobre as ações que o Governo do Estado oferece a este público, bem como passar a eles noções de cidadania e participação enquanto indivíduo na sociedade.

Em Corumbá, no dia 9 de abril, o encontro foi com alunos do ensino médio, da Escola Estadual João Leite de Barros, e contou com a parceria da Coordenadoria de Políticas Públicas do município. Em Bandeirantes, quem recebeu o “Juventude Mais” foi a Escola Estadual João Ribeiro Guimarães, no dia 10. E no dia 12, a cidade de Paranaíba abriu as portas da Escola Estadual Aracilda Cícero Correa da Costa.

Em todas as visitas, o Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude de Mato Grosso do Sul, Thiago Freitas e o assessor de projetos especiais da SUBJUV Rafael Rodrigues eram os responsáveis por interagiam com os jovens estudantes.

Com o uso de slides e relatórios, Thiago Freitas apresentou aos participantes registros oficiais demonstrando a realidade dos jovens na vida pública, na escola e na sociedade, destacando conquistas alcançadas por eles, que muitas vezes passam despercebidas e não são colocadas em práticas. “Temos, por exemplo, o direito dos jovens de viajar gratuitamente de um estado para outro, sendo assegurado a eles o direito de terem duas poltronas gratuitas e outras duas poltronas com 50% de desconto em viagens interestaduais; direito a uma Linha de Microcrédito, disponível através do Programa ID Jovem (Identidade Jovem); além do direito á meia-entrada e muitos outros benefícios que a juventude (15 a 29 anos) não conhece ou não cobra seus direitos assegurados por lei através do Estatuto da Juventude”, detalhou o subsecretário.

Segundo Rafael Rodrigues, o evento além de levar informações, também questiona o jovem e sua formação política. "Uma das palestras apresentadas abordará o tema, "Que político é você?", com foco na participação daquele jovem na cidade e como ele pode contribuir com a sua comunidade, mostrando a importância e a necessidade de fiscalizar os agentes públicos. Precisamos desmistificar que o principal problema na política é só a corrupção, porque não é. Por isso, levaremos ao jovem a responsabilidade dele saber o que faz cada agente público", ressaltou o assessor de projetos especiais.

No final das palestras os alunos foram contemplados com o show da dupla sul-mato-grossense Gilson e Júnior.

Fotos:  subsecretaria da juventude

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.