Começou nesta quarta-feira (7) o 2° Encontro de Negócios de Artesanato de Mato Grosso do Sul. O secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação, Athayde Nery participou da abertura do evento, no hall de entrada do Sebrae, acompanhando do diretor de operações do Sebrae MS, Tito Estanqueiro e da coordenadora do projeto Brasil Original do Sebrae Nacional, Denise Trevellin Forini.
No primeiro dia de encontro, o público formado em boa parte por artesãos e artesãs do Estado, pôde bater um papo e aprender com a palestra de Ellen Sampaio, do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), que falou sobre registros de marca e patente. Na sequência, Ana Beatriz Loureiro Ellery, representante do Programa do Artesanato Brasileiro palestrou sobre as diretrizes e formas do artesanato no Brasil.
Satisfeito com a parceria entre o Sebrae e a Fundação de Cultura de MS, o secretário Athayde destacou a importância dessa união para o desenvolvimento do artesanato sul-mato-grossense.
“Nossa secretaria está contente em fazer parte deste projeto, pois assim como os sabiás divinam na poesia de Manoel de Barros, os artesãos também divinam, não há como se medir o encanto de um artesão, são artistas que constroem a partir da sua sensibilidade, do seu olhar, das tristezas e alegrias e vontade de mostrar ao mundo aquilo que tem de mais precioso”, destacou Athayde.
Para a coordenadora do projeto Brasil Original do Sebrae Nacional, Denise Trevellin Forini, além de divulgar o trabalho dos artesãos, o encontro também possibilita a capacitação dos profissionais.
“Estou muito feliz de ver a casa cheia, ver nossos artesãos participando da Rodada de Negócios. Em momentos de dificuldade financeiras, temos mesmo que procurar melhorar sempre, nos capacitar, sermos mais profissionais e este projeto é para isso”, argumentou Denise.
Hoje, (8) das 8h às 12h, acontece a Mostra de Artesanato do MS com exposição e vendas ali mesmo no Sebrae e também a Rodada de Negócios Brasil Original, que vai divulgar e aproximar os artesãos com potenciais compradores vindos de diversos estados.
Estarão presentes dez compradores de artesanato do Brasil em busca de nossa regionalidade e autenticidade sul-mato-grossense.
(Fotos: Afranio Pissini)
Publicado por: tmotta@fazenda.ms