Secretário recebe em mãos diagnósticos e planos municipais de cultura

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, dezembro 6, 2016 as 18:39 | Voltar

Na tarde desta terça-feira (6) o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, recebeu em mãos nove diagnósticos e planos municipais de cultura, entregues por gestores que participaram ativamente dos ciclos de seminários do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (PROSIMC).

O encontro aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), que fica no prédio do Memorial da Cultural Apolônio de Carvalho. Antes da entrega, o músico Ricardo Vasconselos apresentou a suíte número 1 de Johann Sebastian Bach para violão cello.

Participaram representantes dos municípios de Terenos, Alcinópolis, Aral Moreira, Bodoquena, Chapadão do Sul, Eldorado, Naviraí, Rio Verde e São Gabriel, além da equipe de economia criativa da Sectei, responsável pela organização, superintendente de cultura Cláudia Medeiros, superintendente do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), Ricardo Maia, coordenador da assessoria de projetos da FCMS, Vitor Maia, entre outros colaboradores.

Parabenizando os gestores empenhados na construção dos diagnósticos e planos, Athayde, o secretário Athayde destacou a importância da continuidade do trabalho, independente das mudanças na gestão. “É satisfatório chegar aqui e ver que nossos municípios estão contaminados pela construção do sistema municipal, perceber que fizeram da cultura um elemento permanente de construção democrática em prol da sociedade. É importante darmos continuidade aos encontros que reúnam gestores comprometidos com as políticas de desenvolvimento sustentável e crescimento econômico”, afirma o secretário.

prosimc-entrega-dos-planos-2055

Para Valdir Pereira da Silva, chefe do departamento de cultura de Bodoquena, o aprendizado que obteve na construção do sistema será levado para o resto da vida. “Foi uma experiência incrível, aprendemos coisas que usaremos em todas as áreas. Conseguimos encaminhar nosso diagnóstico, rumo ao plano municipal de cultura, deixando bons frutos para as próximas gestões”, contou.

Emocionada, a gestora cultural de Chapadão do Sul, Janaína Martins Apis destacou o apoio que obteve da Sectei e toda equipe de Economia Criativa. “Entregamos hoje nosso diagnóstico, mas quero deixar registrado que sem o apoio da Cláudia Medeiros e sua equipe, todo esforço da Sectei, não teríamos chegado até aqui. Mesmo na próxima gestão vamos continuar colaborando com a formação do processo”, afirmou.

prosimc-entrega-dos-planos-2051

Entre tantos benefícios, conhecer a própria história e a cultura do município é um deles. “Nesse processo tive a oportunidade de conhecer melhor minha própria cidade. Percebi o valor cultural no meu município. Foi extremamente importante registrar nossas memórias e valores”, relatou a prefeita de Eldorado, Marta Maria de Araújo.

AÇÕES REALIZADAS EM 2015:

Assinatura do Termo de Cooperação Mútua – 63 municípios (70%).
Ciclos de Seminários Regionais: 18 Seminários em nas 11 Microrregiões – Bodoquena; Aquidauana; Baixo Pantanal; Dourados; Nova Andradina; Iguatemi; Três Lagoas; Paranaíba; Cassilândia; Alto Taquari e Campo Grande.
O4 reuniões técnicas solicitadas pelos gestores de cultura beneficiando 17 municípios.
Visitas Técnicas dos Gestores Municipais de Cultura em parceria com SEBRAE, no Seminário de Economia Criativa – Caminhos Criativos para as Cidades e Arranjo Produtivo Local do Turismo Rota Pantanal Bonito, realizado durante o Festival de Inverno de Bonito – FIB (31/07 e 01/08/2015) e no 1º Seminário Internacional de Economia Criativa e Inovação – Interculturalidade e Fronteiras do Conhecimento – 20 a 22.08.2015 – 12º Festival da América do Sul – Corumbá/MS, beneficiando 18 Gestores de Cultura da Região Norte
Lançamento do “Programa de Microcrédito Criativo” por meio de um termo de cooperação, firmado entre a Secretaria de Estado de Direitos Humano, Assistência Social e Trabalho – SEDHAST e Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação – SECTEI/MS

.prosimc-entrega-dos-planos-2128

 

As leis do sistema municipal de cultura foram implantadas em 12 municípios:

1. Alcinópolis;
2. Aparecida do Taboado;
3. Cassilândia;
4. Chapadão Do Sul;
5. Costa Rica;
6. Eldorado;
7. Itaquiraí;
8. Jaraguari;
9. Naviraí;
10. Rochedo;
11. São Gabriel Do Oeste;
12. Terenos.

Mais imagens nesta galeria

 

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.