Sectei assina convênio que disponibiliza microcrédito criativo para artistas

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 1, 2015 as 14:33 | Voltar

Campo Grande (MS) - Uma iniciativa pioneira vai possibilitar aos artistas do Estado o acesso a um microcrédito para alavancar e fortalecer as iniciativas empreendedoras .  É o Programa Microcrédito Criativo, lançado recentemente pela Sectei  e gerenciado pelo  Banco Cidadão de Mato Grosso do Sul.

O termo de cooperação foi assinado entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST) ,através da Funtrab, e a Secretaria de Cultura , Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI)  no último dia 20,  durante o 12° Festival América do Sul Pantanal , em Corumbá.

Para ter acesso ao microcrédito de até 10 mil reais, o interessado deve procurar a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) , tem que estar em atividade, não pode ser iniciante na área de atuação e também não pode ter restrição cadastral no SPC e Serasa.  O microcrédito pode ser usado para a aquisição de materiais, instrumentos e até como capital de giro na montagem de um espetáculo.

O presidente da Funtrab, Wilton Acosta, explica que é bastante simples e que todos os processos serão analisados por um comitê e deverão ter o aval da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação. “ Queremos  atender a demanda dos artistas e,  realmente alavancar a atividade e fortalecer o setor”.

Estão disponíveis crédito de 500  a 10 mil reais com prazo de 24 meses para pagamento e carência de 2 meses e juros abaixo do praticado no mercado.  As contratações de crédito de até mil reais não precisam de avalista. Para a superintendente de  Economia Criativa da Sectei, Cláudia Medeiros, essa é uma oportunidade ímpar para os profissionais  da cultura. “ Os editais existentes  permitem, em sua maioria,  a criação e difusão . Esse crédito vai possibilitar , por exemplo, que o artista adquira instrumentos, invista na melhoria dos estúdios de gravação.  É a oportunidade do artista pensar na sua arte como um negócio, empreender e investir na carreira”.

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, essa é a hora de garantir a inclusão financeira dos artistas. “Estamos possibilitando que todos melhorem seus instrumentos de trabalho e  invistam na qualificação. Esse é o papel do Estado. Acredito que estamos fazendo a nossa parte”.

 

Serviço

Os interessados em contratar o Microcrédito Criativo devem procurar a Funtrab .

Rua 13 de Maio, 2773
Centro - Campo Grande - MS
tel 67-3320.1400

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.