Sectei e organizadores discutem ações para a Semana da Ciência e Tecnologia

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 23, 2015 as 17:33 | Voltar

Na tarde desta quinta-feira (23), o secretário de estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery se reuniu com representantes da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucitec) e outros colaboradores para discutir estratégias e ações para a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá neste ano, de 19 a 25 de outubro e fechar assuntos da 1ª Reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, que acontece no dia 30 de julho.

Estavam presentes o superintendente da Sectei de Ciência e Tecnologia, Renato Roscoe, o coordenador de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sucitec, Waldecir Alves Silva, a superintendente de Economia Criativa, Cláudia Medeiros, alunos e membros da Comissão Executiva Expolumine / Projeto Minerva, representantes de instituições como Biosul, prefeitura de Campo Grande, Fundação de Cultura do MS (FCMS), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Sebrae, Fundect, além de professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade Federal do MS (UFMS), Instituto Federal, Casa da Ciência e Cultura, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), entre outros.

Entre os assuntos abordados, muito se falou da importância de fortalecer a ciência e a tecnologia do Estado, aumentando sua popularização e abrangência, despertando maior interesse da sociedade e principalmente das escolas de ensino fundamental e médio.

Para o secretário Athayde Nery, uma das grandes saídas para isso é o alinhamento da ciência e a tecnologia desenvolvida no Mato Grosso do Sul com a área da cultura.

“É possível que haja um entendimento entre o empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia com a nossa cultura local. Professores e alunos são produtores de conhecimento. Tudo o que é produzido e pesquisado aqui tem sua importância no desenvolvimento sustentável local, portando deve se alinhar às nossas ações culturais, que trabalham com o mesmo objetivo”, enfatizou Athayde.

O superintendente de CT&I, Renato Roscoe, enfatizou a importância que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem ao refletir para as sociedade o papel da ciência e tecnologia no dia a dias de todos.
“Quero lembrar que aqui somos facilitadores deste processo, queremos que vocês tomem as rédeas, para que mesmo com pouco recursos, façamos a melhor semana possível, mostrando a sociedade a importância da tecnologia na vida de cada um, e o quanto ela é fundamental inclusive para melhorar a renda, emprego e o desenvolvimento de nossa região”, lembrou Renato.

Uma das ideias sugeridas pelos participantes foi a do professor de física da UFMS, Amilton Correa que propôs que as atividades incluídas na programação da Semana não existissem somente durante o evento, mas que pudessem ser continuadas em colégios e instituições parceiras.

“Precisamos que essas atividades possam ser exercidas de forma itinerante, incorporadas neste sentido de popularização da ciência e tecnologia. Exposições em 3D, observações com telescópios, tudo isso pode ser incorporado ao resgate cultural e ao interesse da inovação”, disse o professor.

Semana e Fórum

"Luz, Ciência e Vida" é o tema escolhido para a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá neste ano, de 19 a 25 de outubro. A motivação para a escolha baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento.
Já a 1ª Reunião do 1º Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (C,T&I), promovida pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucitec), será realizado no dia 30 de julho, no auditório do CREA-MS, entre as 9h e 12h.

A programação conta com a posse dos 26 membros do Fórum, na sequência ocorrem as palestras “Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul”, com o secretário da Sectei, Athayde Nery, “Objetivos Estratégicos do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado” proferida pelo Secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, a partir das 10h, e fechando as apresentações o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o governador Reinaldo Azambuja.

Durante a programação ocorrem assinaturas para a contratação de Projetos de Pesquisa e Inovação entre a Fundect e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPq) em diversos programas de fomento.

07-23-15 reunião preliminar da semana nacional de ciência e tecnologia - Sucitec 4313

07-23-15 reunião preliminar da semana nacional de ciência e tecnologia - Sucitec 4316

07-23-15 reunião preliminar da semana nacional de ciência e tecnologia - Sucitec 4320

07-23-15 reunião preliminar da semana nacional de ciência e tecnologia - Sucitec 4350

07-23-15 reunião preliminar da semana nacional de ciência e tecnologia - Sucitec 4311

 

Fotos: Daniel Reino

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.