Sectei realiza Iº Ciclo dos Seminários Regionais do Projeto de Apoio e Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura – PROSIMC

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 19, 2015 as 10:24 | Voltar

seminario-de-politicas-publicas-0007-672x372

Depois de reunir representantes do Ministério da Cultura (MINC) e gestores públicos estaduais e municipais, alinhando conceitos de atuação no campo da Economia Criativa, a Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) promove entre os dias 23 de junho e 13 de julho, o 1º Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (PROSIMC).

O evento tem como objetivo principal refletir, debater e impulsionar a estruturação da política para a Cultura no âmbito da gestão cultural em Mato Grosso do Sul, por meio de seminários e encontros com gestores municipais, estimulando alianças de cooperação entres os municípios e desenvolvendo o setor da cultura do Estado.

O projeto se estrutura em duas etapas, a serem desenvolvidas em 2015 e 2016.  Em 2015, a primeira etapa “A” visa o fomento à estruturação (criação, implementação e atualização) dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura. A segunda etapa “B”, a ser desenvolvida em 2016, prevê o apoio à elaboração dos Planos Municipais de Cultura, beneficiando assim as 10 microrregiões do estado.

Segundo a Superintendente de Economia Criativa, Cláudia Medeiros, este é o momento em que a Cultura passa a ser planejada com o olhar para as três dimensões da cultura: simbólica, cidadã e econômica, alinhada às ações de políticas públicas que ocorrem no âmbito nacional.

“Quando organizamos este projeto, estruturado nas três esferas de governo, ele mexe com toda a cadeia produtiva da cultura local, desde a visão da valorização do patrimônio, seja ele material ou imaterial, aos pontos culminantes que impactam no desenvolvimento dos municípios. O Brasil passa pela institucionalização da Cultura. O MinC orienta que o país fique antenado a este momento, e o Estado deseja que os municípios acompanhem a política nacional, sendo esta a meta número um do Plano Nacional e Estadual de Cultura”, assinala a Superintendente.

O secretário de Cultura, o Turismo, o Empreendedorismo e a Inovação Athayde Nery, conta que eventos que promovam a aproximação de gestores públicos devem acontecer permanentemente, induzindo assim a unidade de pensamento e ação entre os municípios de todo o Estado.

“É importante darmos continuidade aos encontros que reúnam gestores comprometidos com as políticas de desenvolvimento sustentável e crescimento econômico. Assim podemos juntos estimular ideias que ajudem a potencializar e ampliar metas e ações estratégicas para o Estado”

Serviço:

Iº Ciclo dos Seminários Regionais do Projeto de Apoio e Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura – PROSIMC, promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), de 23/06 a 13/07/2015.

Mais informações pelos telefones (67) 3316-9329 (Superintendência de Economia Criativa-SECTEI/MS) e (67) 3316 9170 (Assessoria de Projetos FCMS), ou através dos e-mails: economiacriativasectei@gmail.com  / fcmsprojetos@gmail.com

23/06 – Microrregião de Bodoquena. Sede – Jardim

24 e 25/06 – Microrregião de Aquidauana e Baixo Pantanal. Sede – Corumbá