Semana de Ciência e Tecnologia terá 1,2 mil atividades em todo o Estado

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, outubro 15, 2015 as 15:05 | Voltar

Luz, Ciência e Vida é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. Em Mato Grosso do Sul, o evento vai acontecer de 21 à 23 deste mês em 26 municípios do Estado. Em Campo Grande, a 12ª edição do evento vai acontecer na Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e deve receber aproximadamente 1,5 mil alunos de escolas públicas e particulares.
Na capital, a programação conta com palestras, minicursos e exposições como a Expolumine e a de Microfotografias 3D de espécimes do cerrado, além de estandes das instituições parceiras. Várias ações também vão ocorrer em outros municípios, sendo os principais: Ponta Porã, Dourados, Naviraí, Três Lagoas e Corumbá. Em todo o Estado, a Semana contará com mais de 1,2 mil atividades e 183 instituições envolvidas.
Os números são exponencialmente maiores que os do ano passado. Em 2014, aconteceram 106 atividades desenvolvidas por seis instituições em 14 municípios. Para o secretário Athayde Nery, a formalização do Fórum Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi um dos fatores que contribuiu para o crescimento do evento.
A abertura será no dia 21, às 8h30, no teatro Araci Balabanian, e deve contar com a presença do governador Reinaldo Azambuja. Durante a solenidade será lançado os editais dos prêmios Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense, Jornalismo Científico e de Fotografia. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado também fará o lançamento do sistema Yacaré para o cadastro de pesquisadores financiados pela instituição de fomento.
A ferramenta vai divulgar informações sobre os indicadores dos projetos de Ciência, Tecnologia e Informação (CT&I) financiados pela Fundect e, também, atender à demanda da Lei da Transparência, que determina que sejam disponibilizadas informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Visitas
As visitas ao espaço de exposição e atividades por grupos de alunos acontecem das 7h30 às 17h30 e podem ser agendadas com a superintendência de Ciência e Tecnologia pelos telefones 3316-9165, 3316-9164 ou por e-mail (snctms@sectei.ms.gov.br). A entrada é gratuita.

Luciana Gabas - Fundect

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.