SMC: Comissão debate temas para o desenvolvimento da Região Norte de MS

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 20, 2016 as 15:25 | Voltar

Na última sexta-feira (17), integrantes da Comissão para o Desenvolvimento da Região Norte de Mato Grosso do Sul, estiveram reunidos no município de Rio Verde de Mato Grosso (MS), para discutir as propostas do grupo temático que contemplam: Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Comunicação, Inovação, Educação e Desenvolvimento. O encontro contou com o apoio da Superintendência de Economia de Criativa/SECTEI MS e SEBRAE.

Para a implementação dos Sistemas Municipais de Cultura – SMC dos municípios da Região Norte de Mato Grosso do Sul, criou-se uma Comissão Executiva da Cultura – CEC- Norte.  A comissão é vinculada ao COINTA – Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari.

Os participantes elencaram sugestões que analisam o que deve ser capitalizado e potencializado, reparando fraquezas a serem superadas e oportunidades que podem e devem ser aproveitadas. No Tocante a educação, embora haja instituições bem equipadas e com professores capacitados, a exemplo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim, que oferece educação profissional e tecnológica nos níveis básico e superior como oportunidade de acesso ao ensino gratuito e de qualidade e, muitas vezes, estas vagas não são preenchidas. Segundo o professor do IFMS de Coxim, Sidney Klein, “Uma fragilidade que precisa ser superada é a falta de infraestrutura para a permanência do aluno durante o período na escola. E uma das ações elencadas, foi à apresentação de uma proposta de criar a Casa do Estudante no município de Coxim, visando atender os alunos de toda a região Norte de MS”, contou.

Na área do Turismo - um dos setores que pode alcançar o desenvolvimento sustentável na Região Norte - uma das propostas é estruturar a cadeia produtiva do Turismo ecológico, tecnológico, histórico-cultural, de base comunitária e de aventura. Os integrantes da comissão, ainda relacionaram uma série de outras ações do grupo temático de discussões, que serão apresentadas ao COINTA, em evento que será realizado dia 01 de julho de 2016, a partir das 8:00 horas na sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em Coxim- MS.

A CEC - Norte MS tem como finalidade pensar, debater, propor, orientar e fomentar a Politica Pública da Cultura para o território que engloba os municípios da Região Norte: Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora. E, em 2013 o Fórum de Cultura da Região Norte contemplou os municípios de Bandeirante, Chapadão do Sul, Corguinho, Jaraguari, Paraíso das Águas e Rochedo. A Comissão Regional reúne profissionais, empresários e gestores públicos de diversas áreas.

Com informações da Superintendência de Economia de Criativa/SECTEI MS

foto 01 cec norte