Semana da Ciência e Tecnologia: Masterchef Science mostra como alimentos reagem quimicamente

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 21, 2016 as 13:29 | Voltar

A cozinha é uma ambiente onde reações químicas estão presentes em quase todos os processos. Para apresentar algumas curiosidades culinárias um grupo de alunos do PET de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentam na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 o tema Masterchef Science: desmistificando a física e a química da cozinha.

A atividade é coordenada pelo Prof. Dr. Sergio Carvalho de Araújo do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem como proposta utilizar o tema da SNCT – Ciência Alimentando o Brasil – para apresentar aos visitantes conceitos de química. “A Semana é um momento de integração. É uma oportunidade para os alunos da graduação mostrarem um pouco das atividades que desenvolvem na universidade e algumas ferramentas pedagógicas que desenvolvemos para serem utilizadas nas escolas”, destacou Araújo.

A experiência que mais chamou atenção dos participantes foi protagonizada pela pimenta. “A pimenta contém uma molécula que se chama capsaicina, ela em contato com a papila gustativa vai causar uma sensação de ardência. Geralmente, as pessoas recorrem à água, mas isso não resolve porque a capsaicina tem afinidade com produtos mais oleosos, mais apolares. Se utilizarmos o iogurte ou uma colher de azeite será bem mais eficaz para acabar com a ardência”, explica Loana Gomes Aguilar, estudante de Química.

Estudante participa da experiência da pimenta e iogurte

Rafael Gonçalves Padilha, estudante de Química, explica como acontece o amadurecimento das frutas. “Quando a fruta está em processo de amadurecimento ela libera gás etileno. Para retardar o processo é necessário diminuir a temperatura para seja liberado menos dessa substância, por isso indicamos colocar a fruta na geladeira. Já para acelerar o processo é necessário colocar a fruta próxima à outra bem madura que está liberando muito gás etileno ou enrolar a fruta em um jornal para que a substância fique retida, amadurecendo mais rapidamente”.

Os alunos das escolas municipais e estaduais e demais visitantes podem participar do experimento com a pimenta e ainda observarem outras curiosidades culinárias. Como as reações químicas estão envolvidas no processo de produção do queijo e o conceito de densidade em experiência com água, sal e ovo.

A SNCT 2016 continua no Memorial da Cultura até as 17 horas desta sexta-feira (21). O encerramento acontece a partir das 19h com um sarau.

Luana explica o conceito de densidade

Texto e fotos: Bianca Iglesias Motta/Fundect