Subsecretaria encerra seminários de Políticas Públicas para Mulheres no interior do MS

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 31, 2017 as 18:58 | Voltar

Com financiamento do Governo Federal, apoio do Governo do Estado e parceria das Prefeituras Municipais, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul (SPPM/MS) concluiu nesta quinta-feira (30) o último seminário “Mulheres que promovem Políticas Públicas para Mulheres”, uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado durante todo o mês de março.

Os seminários abordaram conceitos de gênero e desigualdades entre os gêneros; participação da mulher nos espaços de poder e decisão; políticas públicas para enfrentamento à violência contra mulheres e meninas; Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio. As oficinas foram ministradas pela ex-secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM, 2003/2016), Aparecida Gonçalves, feminista e consultora especializada na elaboração de projetos técnicos e palestrante nas temáticas de gênero e enfrentamento à violência.

No total, 442 pessoas foram alcançadas em seminários realizados em oito municípios do interior: Ponta Porã, Dourados, Jardim, Corumbá, Itaquiraí, Nova Andradina, Rio Verde e Aquidauana, com o objetivo de formar multiplicadoras para promover políticas públicas em suas regiões. Participaram também representantes de outros 33 municípios do entorno daqueles que sediaram os eventos, como exemplo: Antônio João, Sidrolândia, Amambai, Coronel Sapucaia, Fátima do Sul, Caarapó, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Ladário, Naviraí, Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Iguatemi, Batayporã, Ivinhema, Bataguassu, Anaurilândia, Taquarussu, Angélica, Coxim, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Sonora, Rio Negro, Anastácio, Miranda, Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti – bem como representantes do Paraguai e da Bolívia.

A Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja Roca, conta que a meta de fortalecer as gestoras municipais que atuam diretamente com as políticas públicas para mulheres, servidoras públicas de diferentes setores e mulheres da comunidade local foi alcançada. Neste trabalho, sua equipe pode constatar o interesse das participantes, que discutiram, questionaram e apresentaram propostas e sugestões para a implementação de políticas nos municípios, reforçando assim a importância da presença do Governo do Estado no interior, ouvindo as demandas.

Relembrando a campanha de março, Luciana afirma que “dia 8 de março é uma data para refletirmos sobre o papel da mulher na sociedade atual, para lembrarmos os direitos já conquistados e continuarmos na luta por uma sociedade mais justa e, nesse contexto, o Governo do Estado, por meio da Subsecretaria, tem como meta para 2017 interiorizar suas ações e políticas, reconhecendo o protagonismo das mulheres do interior, a importância da participação delas para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, fortalecendo as Coordenadorias da Mulher já existentes e fomentando a criação de novos Organismos de Políticas para Mulheres em locais onde não existam. A campanha que realizamos em março é o início dessa atuação, que se estenderá ao longo do ano, dialogando sobre o Empoderamento e Empreendedorismo, reconhecendo e valorizando o Protagonismo das Mulheres Sul-Mato-Grossenses, nesses 40 anos de existência do Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Serviço:

A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul (SPPM/MS), em razão da reforma administrativa imposta pela Lei nº 4.982, de 14 de março de 2017, deixou de ser vinculada à SEDHAST – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho e atualmente encontra-se vinculada à SECC – Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, funcionando no endereço: Rua Pedro Celestino, nº 437, centro - telefone: (67) 3361-6191 - email:sppm@www.secc.ms.gov.br.

(Fotos: Divulgação Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul - SPPM/MS)