Teatro de objetos encanta crianças de Ladário

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 21, 2015 as 12:06 | Voltar

O argentino Fernán Cardama faz adaptação inspirada do clássico Chapeuzinho Vermelho

 

Por Débora Bordin

 

Pela primeira vez em terras pantaneiras, a companhia teatral argentina Fernán Cardama apresentou o espetáculo “Histórias de Media Suela”. Falando um excelente “portunhol”, o ator Fernán Cardama narrou “Chapeuzinho Vermelho”, história muito conhecida do mundo infantil. O público, em sua maioria crianças do ensino fundamental, conferiu o teatro de objetos na sexta-feira (21) pela manhã, na Praça Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário (MS).

 

Para se apresentar no Festival América do Sul Pantanal (FASP), a companhia teatral escolheu a clássica história como forma de discussão política. “Pensamos na história da Chapeuzinho Vermelho porque faz uma relação com a ditadura argentina. O sapato que representa o lobo é também o caçador, pois na Argentina acontecia que quem  teria que te ajudar, no caso o governo, era também quem te comia. É uma leitura para adultos, mas as crianças entendem o tradicional da história”, explica Fernán.

 

Sobre o trabalho da companhia, que percorre o mundo há 24 anos, o ator argentino explica que a meta é sempre mostrar que os objetos podem contar histórias e se transformar conforme a criatividade. “Já fizemos a versão de ‘A Volta ao Mundo em 80 dias’, contada com brinquedos antigos, ou mesmo a ‘História dos Peixe’, contada somente com artigos de pesca”, enumera.

 

Fernán conta que todas as crianças entendem a peça, mesmo quando elas não falam o português ou espanhol, que são línguas de fácil entendimento entre si. “Estivemos na Índia, na Bulgária e todas as crianças entendiam e saiam do teatro querendo brincar com os próprios sapatos. Acredito que muitos esqueciam dos computadores e tabletes, pois ensinamos as crianças a serem crianças. O jogo teatral é universal”, enfatiza.

 

IMG_1733 IMG_1718

A próxima apresentação do espetáculo “Histórias de Media Suela” será no sábado (22), às 16h, na Arena do Porto Geral, em Corumbá. Para saber mais sobre a programação cultural do Festival América do Sul Pantanal, acesse www.festvalamericadosulpantanal.com

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.